No dia 15 de abril cerca de 150 professores, participantes do Diário na Escola, estiveram presentes no primeiro Encontro Pedagógico deste ano, que teve como temática: O jornal como aliado para estudos da Prova Brasil, ministrado pelas professoras mestre Adélli Bazza e Maísa Cardoso.
A educadora de Sarandi, Cecidia Santana Navarrete conta que a capacitação veio no momento exato. “Precisamos de orientação para encaminhar nosso trabalho, com conteúdos que visem um bom desempenho do aluno na Prova Brasil”.
O encontro teve início falando sobre a leitura, cada um dos seus níveis, seguiu para os descritores exigidos na Prova e por último para questões e atividades práticas com o jornal impresso.
Para a ministrante Maísa algo muito importante é a possibilidade de “praticar a prática” através das oficinas. “Os encontros são momentos de discussão teórica da Linguística Aplicada que são vivenciadas nos exercícios propostos nas oficinas. O grupo que esteve presente está de parabéns, pois participaram muito e produziram discussões, repensaram e refletiram sobre suas perguntas de avaliação de leitura através da elaboração das questões em grupos. As trocas, as ideias compartilhadas e as dúvidas que surgem quando vamos para a parte prática da oficina são fundamentais, pois auxiliam a explorar mais ainda os conhecimentos adquiridos na discussão teórica.”
Maísa destaca que aquela dúvida, “Como isso pode ser pensando em sala de aula?” acaba sendo minimizada, quando, na segunda parte da oficina, o professor produz materiais e troca experiências. “Creio que essa é uma qualidade incomparável do Programa. Todos saem ganhando!”, enfatiza.
A professora de Flórida, Patrícia de Paiva Grilo concorda com o que a palestrante apontou acima. “De forma clara e objetiva nos foi apresentado os descritores de leitura da Prova Brasil esclarecendo como aplicar atividades que envolvam este assunto”.
A ministrante Adélli obseva que a oficina foi realizada com o objetivo de apresentar o jornal como subsídio para o trabalho em sala de aula e, consequentemente, preparar os alunos para a Prova Brasil. “Focamos o desenvolvimento da leitura em sala, visto que a prova constitui-se como um importante instrumento de avaliação, entre outras habilidades, da leitura desses alunos. Sabemos que um bom domínio de leitura é necessário não só nas aulas de Língua Portuguesa, mas para a aprendizagem de qualquer disciplina. Mais que isso, ler e interpretar é condição para a vida de todo cidadão. Por isso, foi muito satisfatório perceber a preocupação dos professores participantes da oficina, com o trabalho de leitura nas suas salas de aula.”
Durante o dia, foram discutidas diversas formas de realizar atividades de leitura, principalmente por meio da elaboração de perguntas. Como resultado desse trabalho, os professores propuseram inúmeras questões sobre textos encontrados no jornal, as quais poderão ser utilizadas por eles em suas turmas.
“Como professora, considero esse trabalho extremamente gratificante, por poder trocar conhecimento com profissionais comprometidos. No final, ganhamos todos: formadores, professores e alunos. Que venham as próximas oficinas!”, afirma Adélli.
A professora de Itambé, Suelena Yoshie Giraldelli Jaqueta participou pela segunda vez de um encontro promovido pelo Diário na Escola e conta que, “toda contribuição para o enriquecimento de conhecimento e ideias para trabalharmos e nos prepararmos para a Prova Brasil é sempre muito importante”.
A concessionária VIAPAR subsidia a participação de cerca de 900 alunos no Diário na Escola, dando oportunidade aos professores dessas de receberem a capacitação necessária para trabalhar com o jornal em sala de aula. Natália Godoy é estudante de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual João XXIII, em Maringá, com o apoio da VIAPAR, semanalmente, ela recebe o jornal no colégio e pode realizar atividades com seus alunos do 1º ano do ensino médio. “Gostei muito da iniciativa do Programa em promover encontros como este, todos estavam muito interessados e pudemos aprimorar nossos conhecimentos com palestrantes que souberam passar de forma adequada seus conhecimentos.”
No momento da oficina em que os participantes desenvolveram atividades práticas, o resultado foi excelente, por isso nas próximas semanas a equipe do Diário na Escola vai preparar um material que será encaminhado para todas as instituições de ensino parceiras, com sugestões de atividades produzidas pelos professores que estiveram na oficina.
O próximo encontro pedagógico está agendado para dia 22 de maio com os educadores da rede municipal de Maringá e terá como temática; O trabalho com o jornal: A diversidade dos gêneros presentes no universo jornalístico.
Fonte: Blog O Diário na Escola (http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2013/04/22/prova-brasil-e-tema-de-encontro-pedagogico-do-diario-na-escola/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário