Educadora Evídia Saldanha com os alunos presidentes de sala |
DESENVOLVIMENTO
Protagonismo Juvenil na escola
Um bom exemplo de Protagonismo Juvenil acontece nas turmas do Colégio Cícero Nogueira, localizado no bairro do Jardim Guanabara. A Diretora da escola, Professora Evídia Saldanha, criou um projeto que nomeia os alunos em presidentes de sala, tornando-os responsáveis pela prática de cidadania, dentro e fora da escola.
Como funciona o projeto
Os alunos que são nomeados “presidentes” possuem a tarefa de pensar de forma coletiva, dentro de pequenas equipes, qual a melhor maneira de transformar o ambiente em que se encontram. Essa transformação acontece de maneira prática, pois o aluno é convidado a pensar, e exercer uma liderança que fica longe de qualquer imposição. “É preciso educar o jovem para evitar erros no futuro, motivá-lo a pensar e, ajudá-lo também, a ser protagonista de sua própria história, comenta a educadora.
Protagonismo Juvenil no Município de Horizonte/CE
Horizonte, município distante 40 km da capital, possui nas escolas municipais o objetivo principal de democratizar a comunicação e permitir que crianças e adolescentes possam se expressar livremente. Os programas de rádio nas escolas acontecem na hora do intervalo e, por conta disso, os alunos utilizam os equipamentos dentro do ambiente escolar, colocando em prática uma diversidade de ações direcionadas para o público jovem. Já o programa Juventude na Comunicação, apresentado também pelos alunos, é direcionado a todos os ouvintes do município. Com essa prática educomunicativa, os alunos podem atuar através de uma participação construtiva, defendendo os seus próprios direitos e, principalmente, contribuindo para resolver questões da própria comunidade.
Fonte: Página do Programa O POVO na Educação/ Jornal O POVO - Carlos Eduardo Eagle 23/04/2013 (http://www.opovo.com.br/app/colunas/opovonaeducacao/2013/04/23/noticiasopovonaeducacao,3043336/protagonismo-juvenil.shtml)
Nenhum comentário:
Postar um comentário