Instituição também já discute formatos acessíveis por
pessoas cegas e surdas
A Editora Unesp é a
editora universitária com mais títulos digitais
publicados na plataforma SciElo Livros e a Unesp a universidade que mais publica seus docentes. Esses dois fatos se relacionam: ao criarem, em 2010, a Coleção Propg-FEU digital, a Fundação Editora da Unesp (FEU) e a Pró-reitoria de Pós-graduação da universidade (Propg) puderam aumentar o volume de publicações de trabalhos dos docentes e ao mesmo tempo massificar o acesso àquelas obras. Em 2012, foram registrados mais de 134 mil downloads, que são gratuitos, dos 138 títulos então disponíveis.
Agora, com 192 livros publicados, dos quais
54 estão sendo
lançados hoje, as parceiras planejam novos voos: “Entramos nesse nicho no momento certo. Estamos pensando agora em formas de chegar a públicos ainda não alcançados, como pessoas cegas e surdas, e discutindo a possibilidade de vir a publicar versões em inglês”, diz a professora Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora da Unesp.
Jézio Hernani Bomfim Gutierre,
editor-executivo da Editora
Unesp, destaca que pelo desenvolvimento do Programa de edição digital, já em 2010, a Editora e a Unesp visavam objetivos, acadêmicos e sociais, que são hoje considerados cruciais para a edição universitária internacional. Nessa direção, universidades como Harvard esforçam-se por disponibilizar gratuitamente os conteúdos digitais de suas pesquisas, em modelo similar àquele adotado, desde sua origem, pelo Programa Propg-FEU.
O professor Eduardo
Kokubun, pró-reitor de Pós-graduação
da Unesp, lembra que a distribuição digital também acarreta a avaliação pública do trabalho dos docentes, deixando implícito que as plataformas virtuais podem contribuir com o aperfeiçoamento da qualidade dos conteúdos. Já a Maria José Giannini, pró-reitora de pesquisa da Unesp, lembra que, nesse formato, as obras ficam disponíveis por tempo indefinido para o leitor.
Para José Castilho Marque Neto, presidente da
Editora Unesp,
porém, é preciso enfrentar o desafio da migração do conteúdo impresso para o formato digital, diante das demandas contemporâneas dos países da América Latina: “A migração traz a necessidade de elaborar estudos que procurem compreender o desenvolvimento dessas formas diferenciadas de leitura, inclusive a requalificação e o reordenamento do que se entende por livro, leitura e autoria”.
O professor Raimundo Márcio Mota de Castro,
da Universidade
Estadual de Goiás, disse durante a transmissão online do lançamento, que em sua pequena cidade do interior do estado é difícil contar com uma boa biblioteca e, além disso, não há livraria no município: "A iniciativa da Unesp demonstra o verdadeiro papel social da universidade. Parabéns a todos e obrigado pelo presente que recebemos".
Quatro anos e 192
títulos
A coleção Propg-FEU Digital, uma das primeiras
de e.Books
acadêmicos do país, foi iniciada em 2010, com a disponibilização de 44 obras para download gratuito. O projeto tem como objetivo democratizar a produção acadêmica – todos os títulos são assinados por docentes da Unesp e abordam temas os mais variados dentro da área de Ciências Humanas, como educação, história, geografia.
Em 2011 foram incluídos 50 novos títulos e em
2012 outros 44.
A meta do projeto, agora com 192 obras, é publicar 1.000 livros até 2020. Todo o novo lote e parte dos 138 livros que já integravam a coleção estão disponíveis também para impressão sob demanda. Durante 2012 foram contabilizados mais de 134 mil downloads de obras da coleção.
Para conhecer todos os títulos e os autores
que integram a Coleção
Propg/FEU Digital, acesse http://bit.ly/ipKHX8
Fonte: Unesp
|
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Coleção digital Unesp pode no futuro ter versões em inglês
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário