As crianças participam intensamente de todas as etapas do lanche coletivo |
FALA PROFESSOR - Com Marly Fiorentin
"O lanche coletivo favorece a educação alimentar das crianças que participam. Dessa forma, as crianças têm a oportunidade de experimentar novos sabores, exercitar a escolha diante de um cardápio disponível e ganhar autonomia ao se servir"
O lanche coletivo é uma atividade que realizo periodicamente no Colégio Estadual Padre Colbachini, que fica em Nova Bassano, estado do Rio Grande do Sul. Preparado junto com as crianças, este tipo de exercício possibilita que os pequenos alunos aprendam as seguintes informações durante a aula: reeducação alimentar, educação dos sentidos (cheiros, sabores, texturas), coordenação dos movimentos (utilização de utensílios domésticos, atividades de versar, cortar, mexer), atividades de etiqueta à mesa e higiene, conhecimentos multidisciplinares de matemática (quantidades , numerais, medidas de copo, xícara, colher, todos utilizados no trabalhados da receita), vocabulário (nome dos alimentos e ingredientes), ciências( classificação dos alimentos, origem e nutrição saudável), entre outras possibilidades que as crianças trazem, pois são extremamente curiosas.
DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
Antes de preparar as receitas, sempre trabalho tudo o que for possível para enriquecer o aprendizado dos alunos. Geralmente contextualizo a atividade com algum tema que está sendo trabalhado. Por exemplo, a aula relacionada ao bolo, pode ser preparada partindo de histórias conhecidas pela turminha, ou o professor pode aproveitar para apresentar outros contos para a turma. Certa vez, aproveitei um dia de chuva e, a partir das histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, mostrei o preparo de verdadeiros bolinhos de chuva.
2º PASSO
A atividade em que preparamos o bolo, eu pedi que cada criança trouxesse um ingrediente. Trabalhamos na rodinha sobre os nomes, as quantidades, as origens. Por exemplo, quando eu os questionei de onde surgiu o chocolate, me surpreendi quando um menino me disse que era do cacau, pois não há em nossa região. Então, expliquei onde se produz esta fruta e as questões climáticas necessárias para a sua produção.
3° PASSO
Surgiram questões interessantes sobre a produção do açúcar e da farinha. Aproveitei para trabalhar os números, as quantidades e as letras iniciais. Depois, preparamos o bolo. É importante que todos participem usando os aventais e toucas.
Conclusão
O lanche coletivo é uma atividade de preparação para a vida, que dá autonomia às crianças, traz conhecimentos importantes como o valor nutritivo dos alimentos, proporciona a experiência da partilha e do trabalho colaborativo. Acesse o blog da turma e veja outras atividades realizadas no Colégio Padre Colbachini:http://diariogalerinha. blogspot.com.br
Marli Fiorentin
http://blogosferamarli.blogspot.com.br Educadora da Educação Infantil, graduada em Letras, especialista em Tecnologias na EducaçãoFonte: Página do Programa O POVO na Educação/ Jornal O POVO http://www.opovo.com.br/app/colunas/opovonaeducacao/2013/04/02/noticiasopovonaeducacao,3030538/lanche-coletivo.shtml
Fiquei muito feliz por divulgarem o trabalho que realizo com as crianças. Essa atividade do lanche coletivo é muito rica. Eu adoro!
ResponderExcluirAbraço!