O escritor norte-americano Marc Prensky, autor de livros como Teaching Digital Natives (Ensinando Nativos Digitais, sem tradução para o português), esteve em São Paulo no início deste ano para participar da Campus Party. A NOVA ESCOLA participou de um encontro com ele promovido pela Fundação Telefônica e pôde conhecer um pouco do seu pensamento sobre como as crianças e adolescentes de hoje agem.
Prensky adverte que nós, que nascemos quando os computadores ainda eram raridade e vivemos tanto o mundo analógico como o digital, usamos a tecnologia como suporte, como apoio. E para os que nasceram na era atual, a tecnologia é a base de tudo, é parte integrante da vida e até do seu corpo. Vai dizer que o telefone celular não é uma extensão dos dedos e dos ouvidos desses meninos?
Ele também lembra que o contexto atual é marcado por uma mudança constante e acelerada, motivada pelo avanço da tecnologia. Diante disso, considera que a Educação precisa se adaptar a essa nova realidade. Mas, na opinião do escritor, o mais comum é encontrar usos triviais das novas ferramentas em que apenas se faz algo que já era feito antes, mas de outras maneiras. Isso pode ser útil, claro, mas o mais poderoso, diz Prensky, é realizar aquilo que não era possível fazer antes pela inexistência dessas ferramentas. Ele cita como exemplos o uso de aplicativos como o Skype, o Twitter, as impressões em 3D, as simulações e a interação em mundos virtuais.
A grande questão é: como dar esse salto e incluir essas novidades de uma maneira que elas contribuam para o aprendizado dos seus alunos?
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