Educar significa propor metodologias que se aproximem dos interesses e necessidades dos discentes, a partir do uso de novas tecnologias. Esse é o pensamento do educador José Manuel Moran.
Formado em Televisão pela Escuela de Ciencias de La Educación y Comunicación Social da Universidade Del Salvador, Buenos Aires, José Moran é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo- USP.
Atualmente é Diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp. Além disso, desenvolve conferências e projetos em educação humanista inovadora, presencial e a distância, sendo professor aposentado da disciplina Novas Tecnologias da Escola de Comunicações e Artes da USP.
É autor de inúmeros artigos e de livros como "A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá" (Papirus) e "Desafios na comunicação pessoal" (Paulinas). Co-autor de "Novas tecnologias e mediação pedagógica" (Papirus) ele acredita que educar, aprender e ensinar são processos estritamente comunicacionais, por isso devem ser mediados pelas tecnologias.
Segundo Moran, não basta o professor conhecer as ferramentas tecnológicas, faz-se necessário compreendê-las, ater-se ao uso desses recursos que estão presentes na vida dos estudantes, a fim de incentivá-los a buscar e produzir novos conhecimentos e, acima de tudo, promover uma aprendizagem significativa.
Fonte: http://educacao.atarde.uol.com.br/?p=12798
Nenhum comentário:
Postar um comentário