O Jornal Escolar é uma tradição nascida nas primeiras décadas do século passado, no bojo de uma revolução pedagógica: a Escola Nova.
Estamos falando aqui de mídias com conteúdos produzidos pelas próprias crianças e adolescentes, ao contrário de jornais escolares-institucionais, que são desenvolvidos para divulgar o trabalho da direção ou mesmo da escola.
Jornais escolares relatam o cotidiano dos alunos, da escola e da comunidade. Por meio dele, os estudantes ampliam sua visão de mundo, aguçam sua curiosidade, entendem melhor os conteúdos vistos em sala de aula, contextualizando-os à sua realidade; dessa forma, se sentem motivados a aprender e exercem sua autonomia. Constituem, portanto, um ótimo instrumento para o letramento, prática da escrita, estímulo à leitura e experiência da participação comunicativa-social.
Nesse sentido, os jornais são constitutivos de uma visão integral da educação, para além dos indicadores que medem desempenho apenas em Português e Matemática que, sem dúvida são essenciais, mas não representam a complexidade da educação. Senso crítico, cooperação, leitura crítica da mídia, criatividade e exercício da cidadania são algumas das outras dimensões nas quais a publicação de jornais escolares tem impacto.
O Portal do Jornal Escolar é um exemplo de canal para professores e escolas que desejam melhor conhecer a proposta desse tipo de mídia. Iniciativa da ONG Comunicação e Cultura, que trabalha o tema desde 1996 em todo o Brasil, o Portal disponibiliza inúmeros materiais para definir o projeto pedagógico e trabalhar a produção do jornal. Além disso, traz programas e tutorial de diagramação eletrônica, suporte para captação de recursos, arquivo de jornais em PDF e até mesmo serviço de impressão a preço de custo (escolas enviam por internet e recebem de volta pelo Correios). Atualmente, o Portal recebe cerca de 10 mil visitas mensais e é referência para inúmeros educadores que utilizam o jornal em sala de aula.
Esperamos, assim, ajudar escolas e professores a tornar seus alunos conscientes de seu papel social e autônomos na tomada de decisões, além de proporcionar uma aprendizagem mais prazerosa, que faça sentido para suas vidas.
Este artigo foi escrito pela equipe daONG Comunicação e Cultura , responsável pelo Portal do Jornal Escolar e parceira do Núcleo de Educação do Instituto GRPCOM.
Fonte: Blog Educação e Mídias (http://www.gazetadopovo.com.br/blog/educacao-midia/?id=1267629&tit=a-vez-e-a-voz-das-criancas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário