Por Summer Harlow/FD
As últimas descobertas da National Mobile Media News Consumption Survey, dirigida pelo Instituto de Jornalismo Donald J. Reynolds (RJI, na sigla em inglês), mostram que apesar da crença popular, os jovens estão interessados em ler notícias - desde que estejam disponíveis em dispositivos móveis.
Estes resultados, que examinaram o que os proprietários estão fazendo com seus dispositivos móveis, são a segunda parte de uma série de 10 sobre dispositivos móveis e notícias baseada em dados coletados em pesquisas.
Segundo o trabalho, 67% dos proprietários de dispositivos móveis, entre 18 e 34 anos de idade, utilizam seus equipamentos para ler notícias locais, nacionais e internacionais em uma média de cinco horas por semana. Isso se compara com 62% dos proprietários de mídia móvel de 35-54 e 58% das pessoas com 55 anos ou mais.
A pesquisa também mostrou que os proprietários de iPad, em particular, estão mais inclinados a consumir notícias com seu dispositivo móvel, salientou Poynter.
Em geral, cerca de 63% dos proprietários de dispositivos móveis assinam um meio impresso, mas essa cifra se reduz a só 26% dos entrevistados entre 18 e 34 anos.
Segundo Roger Filder, diretor do programa do RJI em sua edição digital e principal investigador da pesquisa, os dispositivos móveis como os tablets estão "fomentando novos hábitos nos meios que repercutem diretamente nas organizações de notícias a nível mundial. Os jornalistas e executivos de mídia podem se sentir estimulados ao saber que quase todas as pesquisas, incluindo esta, mostraram que ler notícias é um dos usos mais populares dos tablets, inclusive para proprietários entre 18 e 34 anos de idade".
Fonte: Blog JORNALISMO NAS AMERICAS (http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/node/10545)
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