Jovens mostram que se preocupam com as ações política e social |
A notícia “Governador Beto Richa condena ato de baderneiros no Paraná”, publicada dia 19 de junho no Jornal da Manhã retratando a ação de vandalismo no Palácio Iguaçu, em Curitiba, por um pequeno grupo de manifestantes após o protesto da última segunda-feira (17), fez parte do plano de aula da professora de Filosofia da Escola Estadual Padre Arnaldo Jansen – de Ponta Grossa -, Angela Maria Podgurski.
O assunto foi abordado com as turmas do 2º e 3º anos do ensino médio. “Apontei as causas das ações isoladas de baderna, que em qualquer manifestação podem ocorrer, mas que o objetivo principal do movimento deve prevalecer. Acredito que os alunos precisam desenvolver o senso crítico sobre os temas políticos e sociais que envolvem toda a sociedade na qual eles são integrantes ativos e transformadores”, explica a professora.
Angela organizou um debate nas turmas e pediu que os jovens expusessem a sua opinião a respeito da matéria publicada no jornal. Durante a discussão, foram destacados os fatos que potencializam esse tipo de mobilização no país todo. Para ela, “mobilizações como essa levam os alunos a refletirem sobre a importância do papel da escola em suas vidas, pois esta lhes dá a possibilidade de compreender, de forma efetiva, através dos conhecimentos acumulados e repassados, a sociedade em que vivem, tornando-os agentes transformadores e ativos na sociedade”.
Os adolescentes analisaram a reivindicação principal, que é a redução da tarifa de ônibus, e perceberam que não se trata apenas disso, mas que a população tem muitas outras preocupações. Na opinião da professora Angela, “há um descontentamento de toda a nação brasileira, que não aguenta mais a corrupção dos nossos governantes e a má administração do poder público, onde saúde, educação e segurança alcançaram níveis de descaso assombroso. Com essas mobilizações, parece haver uma conscientização de que o esclarecimento e o conhecimento sobre política tornaram-se ferramentas que podem promover mudanças eficazes na sociedade”.
Uma mobilização que se fortaleceu nas redes virtuais: Os protestos iniciados no dia 13 de junho pela redução da tarifa de transporte público em São Paulo, repercutiram amplamente na Internet e foram ganhando apoio nacional. Com isso, sites, ferramentas e blogs começaram a surgir com o intuito de auxiliar na denúncia e mobilização. Um exemplo, é a plataforma Ushahidi, um mapa colaborativo iniciado pelo blog #protestosbr que reúne denúncias de violência e conflitos durante o que vem sendo chamado de ‘Revolta do Vinagre’. O site #vemprarua também ganhou destaque.
Fonte: http://jmnews.com.br/noticias/vamos%20ler/21,34940,21,06,manifestacoes-no-brasil-sao-debatidas-na-escola.shtml 21/06/2013 Talita Moretto
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