Um jornal não é composto só de letras, frases e fotos. É composto de cadernos, de seções, de editorias, de variadas páginas cada uma com suas especificidades.
Para que os alunos pudessem ler o jornal e identificar suas informações mais importantes, os professores das escolas municipais Felício de Moura e Celina Guimarães e do Instituto Pequeno Príncipe propuseram atividades de leitura e de reconhecimento das partes que compõem um jornal.
Essas escolas fazem parte do programa de leitura Ler para Saber Mais, desenvolvido pelo jornal GAZETA DO OESTE (de Mossoró/RN) e cujo objetivo é formar leitores críticos.
Os professores Kelli Karina Fernandes Freire e Alcivan Costa de Oliveira, da Escola Municipal Joaquim Felício de Moura, bem como Aline Patrícia Costa Câmara e Paula Priscilla, do Instituto Pequeno Príncipe, desenvolveram a atividade “Conhecendo e trabalhando com o jornal”, cujo objetivo foi trabalhar a estrutura e organização do jornal GAZETA DO OESTE. As turmas beneficiadas foram do 6º ao 9º ano.
As professoras tiveram o cuidado de organizar atividades diferentes para as turmas, variando o grau de complexidade de conhecimento.
Eles levaram os jornais dos dias 23 e 24 de maio para a sala de aula e os entregaram aos alunos para que os folheassem e os lessem. Em seguida, foi feita uma explanação oral sobre a estrutura do jornal, sendo explicado aos alunos como ele é organizado e quais são as suas principais características.
Depois disso, foi entregue uma tarefa para que os alunos trabalhassem o que aprenderam, como as partes que compõem o jornal; enfatizar os cadernos; desenvolver a capacidade argumentativa, concordando ou discordando da notícia; produzir charges, artigos de opinião, classificados etc.
Depois disso, os alunos confeccionaram cartazes sobre os temas de cada grupo (os cadernos, as seções, notícias e manchetes, títulos de notícias, fotografias e legendas, reportagens, anúncios, charges, a primeira página).
De acordo com a professora Kelli, conhecer a estrutura do jornal e analisar as notícias despertou nos alunos o gosto pela leitura do jornal. “Os alunos puderam conhecer a estrutura do jornal e entender a sua organização. Observamos também que a grande maioria deles ficou interessada na leitura do jornal e em participar do programa Ler para saber mais. A leitura e a produção textual foram estimuladas”, disse.
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