Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sugestões para usar o jornal na educação

Durante o encontro pedagógico “O jornal na Prova Brasil”, 
promovido pelo programa O Diário na Escola (desenvolvido 
pelo jornal O Diário do Norte do Paraná) o Prof. Dr. Renilson
José Menegassi fez a exposição de algumas sugestões aos
participantes que trabalham com educação.
  • 1 - Primeiro trabalha-se os sentidos da língua, depois os 
  • sentidos do texto;
  • 2 - No trabalho de reescrita, uma sugestão é solicitar ao 
  • aluno a substituição da pessoa do discurso;
  • 3 - O aluno do 5º ano precisa ter o conhecimento de que 
  • os verbos podem estar classificados como passado, 
  • presente e futuro, apenas;
  • 4 - Discuta com a criança a finalidade da notícia, para que
  • na sequência ela possa compreender o tema;
  • 5 - Para o 5º ano as opções de respostas de questões 
  • sobre um determinado texto devem ser de quatro 
  • alternativas;
  • 6 - Na composição das questões o ideal é que não se
  • coloque alternativas falsas. A alternativa pode ser falsa 
  • em relação ao conceito, mas não ao texto apresentado;
  • 7 - A ordenação das questões deve obedecer a progressão
  • textual do texto-fonte;
  • 8 - A extensão das alternativas devem ser semelhantes, 
  • não muito longas;
  • 9 - A notícia tem discurso citado e/ou discurso reportado, 
  • pode-se sugerir ao aluno que transforme o discurso
  • reportado em citado e vice-versa;
  • 10 - Solicite ao estudante que circule os verbos presentes
  • na notícia e que em seguida classifique-os. 
  • (Fonte: Blog O Diário na Escola 03/12/2012)

 
Renilson atua nas linhas de pesquisa “Ensino e Aprendizagem de Línguas” e “Formação do Professor de Línguas”. Atua também na graduação em Letras da UEM e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de Mestrado e Doutorado

Nenhum comentário:

Postar um comentário