Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Instituto Ecofuturo premia autores dos 10 projetos mais inovadores de educação para sustentabilidade



De que maneiras a Conferência Rio +20 foi percebida e apropriada  por pessoas e comunidades em todo Brasil? Como pensar e viabilizar localmente ações sustentáveis? Como desenvolver conhecimento e habilidades locais para dar conta de promover o mundo que a gente quer? Para responder essas e outras dúvidas, incentivando inovação na arte de educar  para sustentabilidade, o Instituto Ecofuturo lançou a pergunta “Rio+20, e eu com isso?” na  3ª edição do Prêmio Ecofuturo de Educação para Sustentabilidade, cujos vencedores foram anunciados no site do Instituto (http://www.ecofuturo.org.br)

Para participar, os educadores deveriam compor textos com base na pergunta “Qual é o evento educacional +20 possível e pertinente no seu pedaço de mundo?”. 

Os autores dos 10 projetos mais originais receberão um prêmio de R$ 5 mil cada e uma coleção de livros de literatura. As instituições em que os educadores vencedores lecionam também ganharão a coleção.

“O grande desafio proposto por essa edição do Prêmio consistiu em aproximar a Rio +20 do cotidiano dos educadores Brasil adentro, já que a educação se constitui num dos instrumentos fundamentais para tornar as pessoas capazes de tomar atitudes que podem mudar o presente e o futuro da nossa vida neste planeta pra melhor! Acreditamos que está nas ações locais, no pedaço de chão de cada um, a chave para a sustentabilidade,” diz Christine Fontelles, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo.

Para a seleção dos 10 eleitos entre os mais de 300 projetos recebidos de 25 estados brasileiros, o Ecofuturo contou com o apoio de um corpo técnico, coordenado pela educadora Maria Betânia Ferreira,  e composto por quatro juradas: Rita Mendonça, fundadora e gestora do Instituto Romã; Beth Negrini, gestora da Associação Mais Gente;  Arianne Brianezzi, especialista em ciências da natureza; Ana Maria Barros Pinto, jornalista e educadora que integra a Association for World Education , além de dois convidados de honra: a ex-ministra Marina Silva e o escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Os vencedores desta edição foram:
“Uma andorinha não faz verão?”, de Eliana Maria Nicolini Gabriel (Botucatu, SP), projeto sobre a criação de uma floresta-escola que aplica na prática conceitos de sustentabilidade e meio-ambiente; 
“Crianças – A Nova Geração como Base para o Desenvolvimento Sustentável”, de Mariana Alonso López (Petrópolis, RJ), criado com o objetivo de dar vez e voz  às crianças da Comunidade do Morro dos Anjos; 
”Um dia, vivi a ilusão de que ser homem bastaria”, de Adriana Cristina Dias de Oliveira, sobre os trabalhos de valorização da mulher e igualdade entre os sexos realizado com a escola da Penitenciária II de Serra Azul, município próximo a  Ribeirão Preto; 
“Borboletas para as flores do Flôres da Cunha”, de Luiz Robson Muniz (Santo André, SP), sobre os trabalhos de resgate da memória da EMEF Deputado Flôres da Cunha através da recuperação de seus jardins;
“Sonhos para Plantar”, de João Paulo Lotufo Junior, que descreveu uma série de atividades envolvendo cuidados com a terra e com as outras pessoas tendo como base a criação de um jardim pelos alunos da EMEF Marechal Eurico Gaspar Dutra, localizada na Zona Sul de São Paulo;
“Preservando as Plantas Sagradas do Candomblé  no Combate à Intolerância Religiosa”, de Inaldo Ferreira (Paulista, PE), um trabalho que se dedicou a propagar a tolerância religiosa entre os alunos da Escola Polivalente de Abreu e Lima;
“Estimulando a criatividade e a cidadania em prol da conservação da biodiversidade”, de Júlio César Bicca Marques (Porto Alegre, RS), projeto que busca educar para sustentabilidade os futuros professores de biologia formados na PUC-RS; 
“Contando um Conto – Aprendendo um Tanto sobre a Floresta Amazônica”, de Adenir Vendrame (Juruena, MT), trabalho que utiliza a contação de histórias para apresentar a floresta amazônica e conceitos de sustentabilidade às crianças da educação infantil; 
“Um Paraíso Enquanto há Canto”, de Risoneira Alves Pequeno , trabalho interdiciplinar que se utilizou dos passarinhos existentes no Município de Timbaúba (Pernambuco) para trabalhar conceitos como liberdade e sustentabilidade; e 
“O olhar de Quem Ama”, de Eliane de Paula Rocha (ciBarbacena, MGade e estado), projeto fotográfico de educação ambiental que ensina à crianças da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental a estabelecerem vínculos com o ambiente que os cerca.

“Nesta edição do Prêmio procuramos deixar os educadores livres para soltarem a imaginação e exporem dúvidas e receios que as molduras quadradinhas dos modelos tradicionais de projetos podem acabar escondendo. Por isso os projetos que recebemos destacam-se pelo teor bem mais recheado de ricas histórias e narrativas pessoais do que os projetos de edições anteriores”, de Diz Maria Betânia Ferreira, responsável pelas orientações do projeto coordenadora do Corpo Técnico do Prêmio.

Os 10 projetos vencedores serão editados em livro nas versões eletrônica, hospedada no site do Prêmio, que terá acesso gratuito; e impressa, cujos exemplares serão enviados aos vencedores, a todos os participantes, escolas, bibliotecas, governo e imprensa. O lançamento será em março de 2013. Os projetos vencedores e os conteúdos disponibilizados para a produção dos textos permanecerão disponíveis no site www.ecofuturo.org.br

Baixe materiais que o ajudem a cuidar bem do planeta no site: http://www.ecofuturo.org.br/premioecofuturo

 Sobre o 3º  Prêmio Ecofuturo de Educação para Sustentabilidade
O 3º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade é realizado pelo Instituto Ecofuturo, conta com chancela do Ministério do Meio Ambiente e tem patrocínio do Instituto Península e Suzano Papel e Celulose. Contou com parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), Todos pela Educação. , Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e os Jornais: Jornal Diário Catarinense (SC), A Tarde (SP), A Tribuna (ES), Correio do Estado (MS), Correio Lajeano (SC), Diario da manha (RS), Diário do Alto do Tiete (SP), Folha da Região (SP), Jornal Cidade (SP), Jornal da Manhã (PR), Mogi News (SP), O Diário do Norte de Maringá (SC), O Liberal (PR), O Popular (GO), O Povo  (CE), O Progresso (MS), Tribuna do Cricaré (ES), Tribuna do Norte (PR), Comercio da Franca (SP).O Povo (CE), Jornal da Manhã (PR), Jornal Folha da Região (SP), Jornal Diário Catarinense (SC) e Jornal O Diário do Norte de Maringá.


Fonte: Ecofuturo


Nenhum comentário:

Postar um comentário