De que maneiras a Conferência Rio +20 foi percebida e apropriada por pessoas e comunidades em todo Brasil? Como
pensar e viabilizar localmente ações sustentáveis? Como desenvolver
conhecimento e habilidades locais para dar conta de promover o mundo que a
gente quer? Para responder essas e outras dúvidas, incentivando inovação na
arte de educar para sustentabilidade, o
Instituto Ecofuturo lançou a pergunta “Rio+20, e eu com isso?” na 3ª edição do Prêmio Ecofuturo de Educação para
Sustentabilidade, cujos vencedores foram anunciados no site do
Instituto (http://www.ecofuturo.org.br)
Para participar, os educadores deveriam compor textos com base na pergunta “Qual é o evento educacional +20 possível e pertinente no seu pedaço de
mundo?”.
Os autores dos 10 projetos mais originais receberão um prêmio de
R$ 5 mil cada e uma coleção de livros de literatura. As instituições em que os
educadores vencedores lecionam também ganharão a coleção.
“O grande desafio proposto por essa edição do Prêmio consistiu em
aproximar a Rio +20 do cotidiano dos educadores Brasil adentro, já que a
educação se constitui num dos instrumentos fundamentais para tornar as pessoas
capazes de tomar atitudes que podem mudar o presente e o futuro da nossa vida
neste planeta pra melhor! Acreditamos que está nas ações locais, no pedaço de
chão de cada um, a chave para a sustentabilidade,” diz Christine Fontelles,
diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo.
Para a seleção dos 10 eleitos entre
os mais de 300 projetos recebidos de 25 estados brasileiros, o Ecofuturo contou
com o apoio de um corpo técnico, coordenado pela educadora Maria Betânia
Ferreira, e composto por quatro juradas:
Rita Mendonça, fundadora e gestora do Instituto Romã; Beth Negrini, gestora da
Associação Mais Gente; Arianne
Brianezzi, especialista em ciências da natureza; Ana Maria Barros Pinto,
jornalista e educadora que integra a Association
for World Education , além de dois convidados de honra: a ex-ministra
Marina Silva e o escritor Ignácio de Loyola Brandão.
Os vencedores desta edição foram:
“Uma
andorinha não faz verão?”, de Eliana Maria Nicolini Gabriel (Botucatu, SP),
projeto sobre a criação de uma floresta-escola que aplica na prática conceitos
de sustentabilidade e meio-ambiente;
“Crianças – A Nova Geração como Base para
o Desenvolvimento Sustentável”, de Mariana Alonso López (Petrópolis, RJ),
criado com o objetivo de dar vez e voz às crianças da Comunidade do Morro dos Anjos;
”Um
dia, vivi a ilusão de que ser homem bastaria”, de Adriana Cristina Dias de
Oliveira, sobre os trabalhos de valorização da mulher e igualdade entre os
sexos realizado com a escola da Penitenciária II de Serra Azul, município próximo
a Ribeirão Preto;
“Borboletas para as
flores do Flôres da Cunha”, de Luiz Robson Muniz (Santo André, SP), sobre os
trabalhos de resgate da memória da EMEF Deputado Flôres da Cunha através da
recuperação de seus jardins;
“Sonhos
para Plantar”, de João Paulo Lotufo Junior, que descreveu uma série de
atividades envolvendo cuidados com a terra e com as outras pessoas tendo como
base a criação de um jardim pelos alunos da EMEF Marechal Eurico Gaspar Dutra,
localizada na Zona Sul de São Paulo;
“Preservando as Plantas Sagradas do
Candomblé no Combate à Intolerância Religiosa”, de Inaldo Ferreira (Paulista,
PE), um trabalho que se dedicou a propagar a tolerância religiosa entre os
alunos da Escola Polivalente de Abreu e Lima;
“Estimulando a criatividade e a
cidadania em prol da conservação da biodiversidade”, de Júlio César Bicca
Marques (Porto Alegre, RS), projeto que
busca educar para sustentabilidade os futuros professores de biologia formados na
PUC-RS;
“Contando um Conto – Aprendendo um Tanto sobre a Floresta Amazônica”,
de Adenir Vendrame (Juruena, MT), trabalho que utiliza a contação de histórias
para apresentar a floresta amazônica e conceitos de sustentabilidade às
crianças da educação infantil;
“Um Paraíso Enquanto há Canto”, de Risoneira
Alves Pequeno , trabalho interdiciplinar que se utilizou dos passarinhos
existentes no Município de Timbaúba (Pernambuco) para trabalhar conceitos como
liberdade e sustentabilidade; e
“O olhar de Quem Ama”, de Eliane de Paula Rocha
(ciBarbacena, MGade e estado), projeto fotográfico de educação ambiental que
ensina à crianças da educação infantil e dos primeiros anos do ensino
fundamental a estabelecerem vínculos com o ambiente que os cerca.
“Nesta edição do Prêmio procuramos deixar os educadores
livres para soltarem a imaginação e exporem dúvidas e receios que as
molduras quadradinhas dos modelos tradicionais de projetos podem acabar
escondendo. Por isso os projetos que recebemos destacam-se pelo teor bem mais
recheado de ricas histórias e narrativas pessoais do que os projetos de edições
anteriores”, de Diz Maria Betânia Ferreira, responsável pelas orientações do
projeto coordenadora do Corpo Técnico do Prêmio.
Os 10 projetos vencedores serão
editados em livro nas versões eletrônica, hospedada no site do Prêmio, que terá
acesso gratuito; e impressa, cujos exemplares serão enviados aos vencedores, a
todos os participantes, escolas, bibliotecas, governo e imprensa. O lançamento
será em março de 2013. Os projetos vencedores e os conteúdos disponibilizados
para a produção dos textos permanecerão disponíveis no site www.ecofuturo.org.br
Baixe materiais que o ajudem a cuidar bem do planeta no site: http://www.ecofuturo.org.br/premioecofuturo
O 3º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade é realizado
pelo Instituto Ecofuturo, conta com chancela do Ministério do Meio Ambiente e tem
patrocínio do Instituto Península e Suzano Papel e Celulose. Contou com
parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Grupo de
Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), Todos pela Educação. , Programa Jornal e Educação da Associação
Nacional de Jornais (ANJ) e os Jornais: Jornal Diário Catarinense (SC), A
Tarde (SP), A Tribuna (ES), Correio do Estado (MS), Correio Lajeano (SC),
Diario da manha (RS), Diário do Alto do Tiete (SP), Folha da Região (SP),
Jornal Cidade (SP), Jornal da Manhã (PR), Mogi News (SP), O Diário do Norte de
Maringá (SC), O Liberal (PR), O Popular (GO), O Povo (CE), O Progresso
(MS), Tribuna do Cricaré (ES), Tribuna do Norte (PR), Comercio da Franca (SP).O
Povo (CE), Jornal da Manhã (PR), Jornal Folha da Região (SP), Jornal Diário
Catarinense (SC) e Jornal O Diário do Norte de Maringá.
O Prêmio também conta com o apoio das seguintes instituições: Instituto Ayrton Senna , Fundação Volkswagen Editora Saraiva Alfasol - Alfabetização Solidária Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Vieira, Drigo e Vasconcellos Advogados, Centro de Democratização da Informática, Organização dos Estados Ibero-Americanos, Centro de
Voluntariado São Paulo, Conselho
Nacional dos Secretários de Educação, Fundação de Amparo ao Preso de São Paulo, Editora Cortez, Estácio, UMAPAZ, Instituto C&A, Secretaria Municipal de Educação de SP, Editora
Segmento, Editora
Sextante e Editora Ediouro. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras; Vieira, Drigo e
Vasconcelos Advogados.
Fonte: Ecofuturo
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