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sexta-feira, 31 de maio de 2013

Inclusão?

Por Ceslau Tomczyk Neto*


Segundo o Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa, a palavra inclusão significa “ato ou efeito de incluir (-se)...”. Poderíamos ainda ampliar o significado para a palavra incluir, “.... 4. Envolver... 5. Estar incluído ou inserido... 6. Fazer parte.” Quando levamos estes significados para o âmbito escolar, percebemos que nem sempre eles vão fazer sentido. A escola, vista como a “tábua de salvação” da sociedade cada vez mais cheia de problemas, também acumula os seus, e não são poucos, como bem sabem todos aqueles que vivem sua realidade.
A palavra inclusão parece ser dita sem saber seu verdadeiro significado, tornando – se assim mais um problema. Para muitos, é apenas “colocar alguém, entre outros” e pronto, está resolvido. Estar incluído, envolver-se e fazer parte de alguma coisa exige uma complexidade na qual existem inúmeros fatores. Rampa de acesso, banheiros adaptados, porta com medidas corretas e profissionais capacitados deveriam promover a inclusão de alunos especiais, por exemplo.
Quando isso não acontece, muitas vezes pela omissão descarada do poder público, a escola procura uma solução, como ocorreu no Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski, onde foi promovida uma oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em uma classe onde estuda uma aluna surda, permitindo sua comunicação com os colegas.
Isso é inclusão com dignidade: permitir que a pessoa faça parte respeitando as diferenças e necessidades, caso contrário, se torna exclusão.
* Ilustrador e professor de Arte no Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski.

Fonte: http://www.vamoslerjornaldamanha.com.br/index.php/component/content/article/79

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