Professora de PG idealiza projeto que estimula a troca de latinhas de alumínio por obras literárias. Trabalho está mobilizando todos os estudantes e seus familiares
Os garotos conferem o número de latinhas arrecadas com o projeto (Credito: Josiane de Matos) |
Os alunos do 5º ano ‘B’ da Escola Municipal Pref. Eng. Cyro Martins estão desenvolvendo o projeto ‘Recilendo’, que consiste na troca de lixo reciclável por livros. A idealizadora do projeto, professora Josiane de Matos, coloca que a intenção é mobilizar a todos da escola para a importância da leitura e da preservação ambiental, e incentivar a reciclagem na escola e em casa.
A ação acontece nas sextas-feiras, no saguão da instituição. Os estudantes escolhem um dos títulos disponíveis e trocam por trinta latinhas. O valor arrecadado com a venda do material coletado é utilizado na compra de novos livros. “Através dessa troca, procuramos mobilizar e ampliar conceitos de cidadania, do consumo consciente, bem como a importância da reciclagem e do descarte apropriado de produtos. ‘Recilendo’ é a troca de lixo por conhecimentos”, enfatiza Josiane.
O artigo de opinião “A questão do lixo”, de Isonel Meneguzzo (membro do Conselho da Comunidade do Jornal da Manhã), publicado dia 30 de julho, complementou o trabalho que está sendo realizado pelas crianças. “A questão ambiental deve ser repensada e é de nossa responsabilidade, não só de nossos governantes. Pequenas ações, como a separação de objetos recicláveis, diminui o impacto no meio ambiente”, lembra a professora.
Fonte: Jornal da Manhã (Ponta Grossa/PR - 27/08/2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário