Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Caderno de Notícias - Uma experiência que merece ser compartilhada


Por Patrícia Kloster
Patrícia Kloster
O trabalho com o caderno de notícias teve início em fevereiro deste ano nas turmas do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen (Ponta Grossa) com a finalidade de ser uma proposta de produção de texto diferente das que já são realizadas em sala de aula. Normalmente, as propostas de produção textual são desenvolvidas a partir do estudo dos gêneros textuais e suas características, através da participação em eventos pré-determinados (datas comemorativas, semanas culturais, campanhas de conscientização, concursos, etc.), entre outras atividades. Acredito que todas as atividades que estimulem a produção de texto são válidas e contribuem de alguma forma para o desenvolvimento intelectual e crítico dos alunos, seja a partir de uma charge, de uma letra de música, da discussão de um assunto, de um vídeo, de uma pintura, de uma notícia, todas geram interpretações e comentários. Ampliar esse universo das práticas de leitura e escrita é um dos objetivos do Caderno Circular de Notícias.
A busca pela significação proposta pelas atuais concepções de linguagem, que envolve o contexto de produção, as diferentes situações de comunicação, a intenção de quem o produz e a interpretação de quem o recebe, é o desafio. Neste trabalho, os alunos vivenciam situações bem próximas e significativas através da leitura e discussão de notícias recentes da própria cidade, e interagem com outras pessoas, lendo opiniões diversas, identificando-se ou não com elas, comentando e compartilhando a sua leitura e opinião com os colegas, já que nosso veículo de comunicação é um caderno com recortes de notícias que circula diariamente entre os alunos.
Nesta proposta, a produção escrita do aluno não é vista e cobrada através do erro, mas das formas de compreensão e recepção dos textos lidos que procuram desenvolver um comportamento leitor e escritor a partir da familiarização com os gêneros presentes no jornal. 
Percebo que propostas como esta favorecem a formação de alunos leitores e estimula a escrita, já que esta é o resultado da leitura, e para que desenvolvam esta habilidade é necessário que tenham contato com os gêneros textuais, principalmente os que estejam relacionados com a sua vivência. Quanto mais se lê, mais se tem facilidade para escrever e expressar-se.
Com este trabalho já está colhendo frutos, que são as produções dos alunos que comentam e opinam sobre os mais variados gêneros presentes no jornal, tornando-se, assim, melhores na escrita, no despertar da responsabilidade de utilização e cuidado com o material que é compartilhado, e na interação com os colegas e professores através das leituras.
Outro ponto positivo deste trabalho é a propagação da ideia, que é sugestão do Projeto Vamos Ler, e que está incentivando outros professores a criarem cadernos circulares semelhantes em disciplinas como Filosofia, História, Artes e Geografia.


Patrícia Kloster é professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, e desenvolve o Projeto Vamos Ler desde 2008. O Vamos Ler é desenvolvido pelo Jornal da Manhã/PR.
atrícia Kloster

Professora leva jornal à sala de aula

O jornal como ferramenta para a educação. Com esta proposta, o Programa A TARDE Educação leva o periódico impresso à sala de aula, visando incentivar a leitura e a escrita, assim como ressaltar a importância da informação para a formação dos alunos em seres críticos do espaço em que vivem.


Na Escola Municipal Agnelo de Brito, na Boca do Rio, os resultados da utilização do jornal em sala de aula são positivos. Professora do quinto ano do ensino fundamental da instituição, Carla Barros diz que o jornal é uma importante ferramenta para suas aulas e que começou a utilizar o periódico após uma oficina do A TARDE Educação, sobre tirinhas. “Fiquei encantada com o trabalho. Resolvi, então, fazer não apenas uma atividade com o jornal, mas uma semana inteira”, conta.

A didática da professora é bem simples. Durante uma semana ela leva aos seus alunos uma parte do jornal. Em cada ela trabalha com seções diferentes e a partir deste trabalho, desenvolve uma atividade baseada nesta seção. Ela relata que já trabalhou com as charges, caricatura, infografia e até com os anúncios. “Depois de mostrar aos alunos as páginas de anúncios, pedia que eles desenvolvessem um também, de maneira a aguçar sua criatividade”, diz.

Para a professora, o jornal em sala de aula é um aliado importante para a educação. “O trabalho com o jornal tem sido muito positivo. Identificamos cada parte do jornal e a partir disso produzimos nossos próprios materiais. Os alunos lêem mais, melhoraram a escrita e têm acesso à informação de qualidade”, relata Carla.

Presente em 40 municípios baianos, o Programa A Tarde Educação mostra que é sim, possível, utilizar o jornal como ferramenta para a educação. Atualmente, são, aproximadamente, 3.300 escolas atendidas.

Fonte: A Tarde Educação/ Luan Santos

Bibliotecas públicas recebem audiolivros

Fundação Dorina e o Instituto Votorantim distribuíram 25 mil exemplares de audiolivros para todas as bibliotecas públicas municipais do país. Ao todo 5 mil espaços de leitura receberam um kit com 5 audiolivros: Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida; Vidas Secas, de Graciliano Ramos; O Cortiço, de Aluísio Azevedo; Capitães de Areia, de Jorge Amado e Cidade Ilhada, de Milton Hatoum.

O objetivo é que todas as bibliotecas públicas municipais no país iniciem um acervo acessível às pessoas com deficiência visual, ou seja, atingir 79% das cidades brasileiras, o que beneficia diretamente cerca de 150 mil pessoas cegas e com baixa visão, entre elas 68 mil jovens.

Mais informações sobre a fundação e o instituto: www.fundacaodorina.org.br e www.institutovotorantim.org.br

Você já pensou em ler livros para crianças com deficiência visual? Gravar histórias e poemas e doar para uma biblioteca? Reflita sobre o que você pode fazer para compartilhar o prazer da leitura com outras pessoas. Lembre-se que desde 2009 o 12 de Outubro, além de ser Dia das Crianças, é também Dia Nacional da Leitura, uma data que tem como padrinho nosso parceiro Instituto Ecofuturo. Foi ele que iniciou a campanha para instituir essa data. Para saber mais, acesse: http://www.ecofuturo.org.br/dnl/index.php/como-tudo-comecou.html

Vamos Ler promove palestra para educadores

No dia 09/09, o Projeto Vamos Ler (desenvolvido pelo Jornal da Manhã/PR) reuniu professores e alunos de Ensino Médio no SESC Ponta Grossa, em uma conversa sobre reciclagem e sustentabilidade. Para falar sobre o assunto, foram convidados o supervisor de responsabilidade social ambiental da Masisa, o engenheiro Clebes de Oliveira, e a coordenadora de desenvolvimento ambiental da Tetra Pak, Lilian Antunes. O evento faz parte do projeto ‘Vamos Ler, Reciclar e Preservar’, lançado no mês de agosto em escolas de Ponta Grossa.



Em sua fala, Clebes ressaltou que um dos elementos orientadores do sistema de gestão ambiental da Masisa é prevenir a poluição e atenuar os impactos ambientais significativos, priorizando a redução de resíduos gerados e do consumo de água e energia. “Todos os resíduos sólidos gerados na empresa são controlados, ou seja, sua destinação final é ambientalmente correta”, destaca. O supervisor explicou aos participantes como é feita a destinação dos resíduos, mostrou a diferenciação - através de cores - do material que é reciclado, alertando também sobre o que é e o que não reciclável; destacou a simbologia desses materiais para facilitar a separação e lembrou quanto tempo cada um leva para se decompor.


Lilian Antunes reforçou as palavras de Clebes, e deu um destaque maior para a reciclagem. Ela exibiu um vídeo sobre a atuação da Tetra Pak no Brasil e no mundo, demonstrou como são recicladas as caixas longa vida - utilizadas pela empresa – e mostrou diversos objetos feitos a partir da reciclagem do plástico/alumínio que compõem a embalagem. Lilian está disponibilizando um kit com esses materiais para que os professores do Projeto Vamos Ler possam levar para a sala de aula e praticar com os alunos, reforçando assim a importância da reciclagem dos jornais antigos.


A Tetra Pak também desenvolve o projeto ‘Cultura Ambiental nas Escolas’, com o objetivo de levar a estudantes do Ensino Fundamental informações sobre o gerenciamento do lixo urbano, coleta seletiva, reciclagem e ciclo de vida dos materiais. “Nossa contribuição é fornecer informações e ferramentas para que os professores auxiliem jovens a terem uma visão mais abrangente a respeito dos problemas e soluções envolvidos na questão do lixo nas cidades”, explica Lilian. Ambos os palestrantes falaram sobre a coleta seletiva no Brasil e o problema dos aterros (lixões).


Entenda o projeto para reciclar os jornais antigos
Com o slogan ‘Um pequeno gesto que pode tornar o seu mundo mais sustentável’, o Vamos Ler, em parceria com a Masisa, criou o projeto ‘Vamos Ler, Reciclar e Preservar’. Uma ação sustentável que se preocupa, acima de tudo, com a preservação ambiental. A iniciativa partiu de Clebes de Oliveira ao questionar qual era o destino dos jornais já utilizados nas escolas, uma vez que os alunos recebem um novo exemplar a cada semana. Foi quando a questão passou a ser refletida e a ideia colocada em prática. Neste semestre, o projeto vai acontecer em dez escolas de Ponta Grossa, entre os meses de setembro e dezembro, e será acompanhado pela coordenação do Vamos Ler e pelos educadores. Para 2012, a meta é que todas as instituições de ensino ligadas ao Vamos Ler sejam incluídas.


Para reciclar os jornais, as escolas recebem uma caixa com o aviso: ‘Deposite aqui o seu jornal antigo’, convidando os alunos a trazer seus jornais velhos para a escola e dar a eles um destino sustentável. Aos professores, cabe discutir com os jovens a importância dessa ação e auxiliar no descarte dos exemplares. Para a coleta, o Vamos Ler firmou parceria com a Associação de Catadores de Material Reciclável de Uvaranas (Acamaruva), a qual será responsável por recolher o conteúdo da caixa uma vez ao mês. Folhetos explicativos estão sendo distribuídos entre alunos, familiares, educadores e funcionários das escolas. No site do Vamos Ler, uma página foi criada exclusivamente para fornecer notícias, artigos e outros materiais de pesquisa sobre sustentabilidade, preservação, reciclagem, e demais questões ligadas ao meio ambiente, para auxiliar nas discussões em sala de aula.


Saiba mais no site: www.vamoslerjornaldamanha.com.br
Fonte: Jornal da Manhã - Ponta Grossa/PR 23/09/2011

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Para reflexão!

Livro Controle Remoto é finalista do Prêmio Jabuti 2011

Livro Controle Remoto, de Tino Freitas, é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2011. A obra já ganhou o terceiro lugar do terceiro lugar do Prêmio Glória Condé de Literatura Infantil e Juvenil, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional.

Este ano Tino ganhou também o 16º Concurso FNLIJ Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura Junto a Crianças e Jovens de Todo o Brasil, com seu projeto Roedires de Livros, de Brasília/DF, quer conta ainda com Ana Paula Bernardes e amigos que apostam no projeto.

Sinopse do livro: Junto com o bebê, a cegonha traz um controle-remoto. O bebê abre o berreiro e os pais entram em desespero? Basta apontar o aparelho para o menino e apertar a tecla SAP (Serviço de Ajuda aos Pais) para ver que ele só tenta dizer 'quero comida!'. As outras teclas do controle são também muito práticas - Stop, Play, Sleep, Alarm, Menu, Repeat. O menino cresce sob controle. Vai tudo muito bem. Até que, um dia, a pilha do aparelho acaba e o menino desaba. (Livraria Cultura)

Saiba mais sobre o Roedores de Livros em: roedoresdelivros.blogspot.com

PUC disponibilizará vídeos de Paulo Freire para consulta

Para comemorar os 90 anos do educador Paulo Freire (foto), o Centro de Documentação e Informação Científica (Cedic) da PUC-SP, disponibilizará 70 fitas VHS recuperadas para consulta de pesquisadores e estudantes. O educador, nascido em 19 de setembro de 1921, ministrou aulas na instituição até 1997, quando faleceu.



As imagens de Freire ainda não têm data para serem liberadas ao público. De acordo com o Cedic, a assessoria jurídica da universidade está em negociação com Ana Maria Araújo Freire, viúva do educador. Parte das fitas já foram passadas para DVD, mas algumas estão em processo técnico para gravação da mídia.

O material foi digitalizado em conjunto com o projeto Armazém Memória. “As imagens apresentam facetas do pensamento freireano, com o próprio educador questionando coisas antes de morrer e que hoje tem uma atualidade impressionante”, diz o coordenador do projeto, Marcelo Zelic.


Em uma das fitas, Freire fala sobre o ensino à distância. Para ele, não há diferença entre esse modo de educação e o presencial, “porque o principal é o objetivo a ser percorrido, já o método que é utilizado para isso tanto em um espaço como no outro não é o mais importante”, pontua Zelic.

“Desenvolvemos esse trabalho de identificar e recuperar para ajudar a produzir saberes compromissados. Que viva Paulo Freire!”, justifica a coordenadora do Cedic, Heloísa de Faria Cruz. “É uma forma de preservar e ao mesmo tempo de abrir para o acesso”, completa o coordenador do Armazém Memória.

Em um primeiro momento, as fitas serão disponibilizadas para consulta presencial no campus da PUC-SP localizado na Rua Monte Alegre, 1104, em Perdizes, São Paulo (SP). Mas, há discussões para que o material seja acessado também na Internet.

“Estamos conversando como fazer. Ainda está em negociação o que pode entrar. Tem fitas que pegamos de programas de televisão com Paulo Freire, então é preciso resolver a questão do direito autoral”, explica Zelic.

Fonte: Portal Aprendiz