Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bibliotecas públicas recebem audiolivros

Fundação Dorina e o Instituto Votorantim distribuíram 25 mil exemplares de audiolivros para todas as bibliotecas públicas municipais do país. Ao todo 5 mil espaços de leitura receberam um kit com 5 audiolivros: Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida; Vidas Secas, de Graciliano Ramos; O Cortiço, de Aluísio Azevedo; Capitães de Areia, de Jorge Amado e Cidade Ilhada, de Milton Hatoum.

O objetivo é que todas as bibliotecas públicas municipais no país iniciem um acervo acessível às pessoas com deficiência visual, ou seja, atingir 79% das cidades brasileiras, o que beneficia diretamente cerca de 150 mil pessoas cegas e com baixa visão, entre elas 68 mil jovens.

Mais informações sobre a fundação e o instituto: www.fundacaodorina.org.br e www.institutovotorantim.org.br

Você já pensou em ler livros para crianças com deficiência visual? Gravar histórias e poemas e doar para uma biblioteca? Reflita sobre o que você pode fazer para compartilhar o prazer da leitura com outras pessoas. Lembre-se que desde 2009 o 12 de Outubro, além de ser Dia das Crianças, é também Dia Nacional da Leitura, uma data que tem como padrinho nosso parceiro Instituto Ecofuturo. Foi ele que iniciou a campanha para instituir essa data. Para saber mais, acesse: http://www.ecofuturo.org.br/dnl/index.php/como-tudo-comecou.html

Vamos Ler promove palestra para educadores

No dia 09/09, o Projeto Vamos Ler (desenvolvido pelo Jornal da Manhã/PR) reuniu professores e alunos de Ensino Médio no SESC Ponta Grossa, em uma conversa sobre reciclagem e sustentabilidade. Para falar sobre o assunto, foram convidados o supervisor de responsabilidade social ambiental da Masisa, o engenheiro Clebes de Oliveira, e a coordenadora de desenvolvimento ambiental da Tetra Pak, Lilian Antunes. O evento faz parte do projeto ‘Vamos Ler, Reciclar e Preservar’, lançado no mês de agosto em escolas de Ponta Grossa.



Em sua fala, Clebes ressaltou que um dos elementos orientadores do sistema de gestão ambiental da Masisa é prevenir a poluição e atenuar os impactos ambientais significativos, priorizando a redução de resíduos gerados e do consumo de água e energia. “Todos os resíduos sólidos gerados na empresa são controlados, ou seja, sua destinação final é ambientalmente correta”, destaca. O supervisor explicou aos participantes como é feita a destinação dos resíduos, mostrou a diferenciação - através de cores - do material que é reciclado, alertando também sobre o que é e o que não reciclável; destacou a simbologia desses materiais para facilitar a separação e lembrou quanto tempo cada um leva para se decompor.


Lilian Antunes reforçou as palavras de Clebes, e deu um destaque maior para a reciclagem. Ela exibiu um vídeo sobre a atuação da Tetra Pak no Brasil e no mundo, demonstrou como são recicladas as caixas longa vida - utilizadas pela empresa – e mostrou diversos objetos feitos a partir da reciclagem do plástico/alumínio que compõem a embalagem. Lilian está disponibilizando um kit com esses materiais para que os professores do Projeto Vamos Ler possam levar para a sala de aula e praticar com os alunos, reforçando assim a importância da reciclagem dos jornais antigos.


A Tetra Pak também desenvolve o projeto ‘Cultura Ambiental nas Escolas’, com o objetivo de levar a estudantes do Ensino Fundamental informações sobre o gerenciamento do lixo urbano, coleta seletiva, reciclagem e ciclo de vida dos materiais. “Nossa contribuição é fornecer informações e ferramentas para que os professores auxiliem jovens a terem uma visão mais abrangente a respeito dos problemas e soluções envolvidos na questão do lixo nas cidades”, explica Lilian. Ambos os palestrantes falaram sobre a coleta seletiva no Brasil e o problema dos aterros (lixões).


Entenda o projeto para reciclar os jornais antigos
Com o slogan ‘Um pequeno gesto que pode tornar o seu mundo mais sustentável’, o Vamos Ler, em parceria com a Masisa, criou o projeto ‘Vamos Ler, Reciclar e Preservar’. Uma ação sustentável que se preocupa, acima de tudo, com a preservação ambiental. A iniciativa partiu de Clebes de Oliveira ao questionar qual era o destino dos jornais já utilizados nas escolas, uma vez que os alunos recebem um novo exemplar a cada semana. Foi quando a questão passou a ser refletida e a ideia colocada em prática. Neste semestre, o projeto vai acontecer em dez escolas de Ponta Grossa, entre os meses de setembro e dezembro, e será acompanhado pela coordenação do Vamos Ler e pelos educadores. Para 2012, a meta é que todas as instituições de ensino ligadas ao Vamos Ler sejam incluídas.


Para reciclar os jornais, as escolas recebem uma caixa com o aviso: ‘Deposite aqui o seu jornal antigo’, convidando os alunos a trazer seus jornais velhos para a escola e dar a eles um destino sustentável. Aos professores, cabe discutir com os jovens a importância dessa ação e auxiliar no descarte dos exemplares. Para a coleta, o Vamos Ler firmou parceria com a Associação de Catadores de Material Reciclável de Uvaranas (Acamaruva), a qual será responsável por recolher o conteúdo da caixa uma vez ao mês. Folhetos explicativos estão sendo distribuídos entre alunos, familiares, educadores e funcionários das escolas. No site do Vamos Ler, uma página foi criada exclusivamente para fornecer notícias, artigos e outros materiais de pesquisa sobre sustentabilidade, preservação, reciclagem, e demais questões ligadas ao meio ambiente, para auxiliar nas discussões em sala de aula.


Saiba mais no site: www.vamoslerjornaldamanha.com.br
Fonte: Jornal da Manhã - Ponta Grossa/PR 23/09/2011

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Para reflexão!

Livro Controle Remoto é finalista do Prêmio Jabuti 2011

Livro Controle Remoto, de Tino Freitas, é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2011. A obra já ganhou o terceiro lugar do terceiro lugar do Prêmio Glória Condé de Literatura Infantil e Juvenil, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional.

Este ano Tino ganhou também o 16º Concurso FNLIJ Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura Junto a Crianças e Jovens de Todo o Brasil, com seu projeto Roedires de Livros, de Brasília/DF, quer conta ainda com Ana Paula Bernardes e amigos que apostam no projeto.

Sinopse do livro: Junto com o bebê, a cegonha traz um controle-remoto. O bebê abre o berreiro e os pais entram em desespero? Basta apontar o aparelho para o menino e apertar a tecla SAP (Serviço de Ajuda aos Pais) para ver que ele só tenta dizer 'quero comida!'. As outras teclas do controle são também muito práticas - Stop, Play, Sleep, Alarm, Menu, Repeat. O menino cresce sob controle. Vai tudo muito bem. Até que, um dia, a pilha do aparelho acaba e o menino desaba. (Livraria Cultura)

Saiba mais sobre o Roedores de Livros em: roedoresdelivros.blogspot.com

PUC disponibilizará vídeos de Paulo Freire para consulta

Para comemorar os 90 anos do educador Paulo Freire (foto), o Centro de Documentação e Informação Científica (Cedic) da PUC-SP, disponibilizará 70 fitas VHS recuperadas para consulta de pesquisadores e estudantes. O educador, nascido em 19 de setembro de 1921, ministrou aulas na instituição até 1997, quando faleceu.



As imagens de Freire ainda não têm data para serem liberadas ao público. De acordo com o Cedic, a assessoria jurídica da universidade está em negociação com Ana Maria Araújo Freire, viúva do educador. Parte das fitas já foram passadas para DVD, mas algumas estão em processo técnico para gravação da mídia.

O material foi digitalizado em conjunto com o projeto Armazém Memória. “As imagens apresentam facetas do pensamento freireano, com o próprio educador questionando coisas antes de morrer e que hoje tem uma atualidade impressionante”, diz o coordenador do projeto, Marcelo Zelic.


Em uma das fitas, Freire fala sobre o ensino à distância. Para ele, não há diferença entre esse modo de educação e o presencial, “porque o principal é o objetivo a ser percorrido, já o método que é utilizado para isso tanto em um espaço como no outro não é o mais importante”, pontua Zelic.

“Desenvolvemos esse trabalho de identificar e recuperar para ajudar a produzir saberes compromissados. Que viva Paulo Freire!”, justifica a coordenadora do Cedic, Heloísa de Faria Cruz. “É uma forma de preservar e ao mesmo tempo de abrir para o acesso”, completa o coordenador do Armazém Memória.

Em um primeiro momento, as fitas serão disponibilizadas para consulta presencial no campus da PUC-SP localizado na Rua Monte Alegre, 1104, em Perdizes, São Paulo (SP). Mas, há discussões para que o material seja acessado também na Internet.

“Estamos conversando como fazer. Ainda está em negociação o que pode entrar. Tem fitas que pegamos de programas de televisão com Paulo Freire, então é preciso resolver a questão do direito autoral”, explica Zelic.

Fonte: Portal Aprendiz

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Jornal do Tocantins realiza 4º Congresso Pensar em Palmas/TO



Jornal do Tocantins realiza 4º Congresso Pensar em Palmas/TO, entre os dias 5 e 8 de Outubro, no Sesc. O tema deste ano é Educação de Qualidade: respeito á diversidade.


Além de conferências, o evento terá ainda mini-cursos e o Programa Jornal e Educação estará presente com o mini-curso Jornal e Educação - da Leitura à Cidadania, que acontece na tarde do dia 5 de outubro.


Mais informações em: http://www.congressopensar.com.br/

O Povo inaugura projeto Debates Universtitários

O jornal O Povo, de Fortaleza/CE, em parceria com instituições de ensino superior, inicia o projeto Debates Universitários, com palestras e debates para diversas áreas profissionais. O projeto começa a partir do dia 29 de setembro.
O Povo inaugura projeto Debates Universtitários

O projeto Debates Universitários O POVO é composta por uma série de palestras/debates com personagens que atuam em diversas áreas profissionais, a fim de promover reflexões sobre a produção do conhecimento teórico e o exercício profissional. 
Neste primeiro momento, O POVO irá trabalhar junto a quatro instituições: Faculdade 7 de Setembro (FA7), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Ceará (UFC)e Estácio FIC. 
Para abrir o ciclo, o infografista Alberto Cairo, dará palestra “Infográfico: Inovação no diálogo texto e imagem na mídia impressa e web”, no próximo dia 29, no auditório da FA7. 
Cairo é referência mundial em infografia e um dos mais conceituados e premiados profissionais da área. Tornou-se autoridade no Brasil particularmente no impresso e, agora, transportada para a web. Seu currículo profissional consta trabalhos para universidades, jornal, revistas, editoras.
Em outubro, será a vez da palestra “Novas profissões: exigências do mercado digital, no IFCE, e em seguida, na Estácio FIC, “O Marketing na Era Digital”. 
Para finalizar as atividades de 2011, será realizada, na UFC, a conferência “Revolução digital e o novo ecossistema da mídia”, com o diretor do Knight Center para o Jornalismo das Américas, Rosental Calmon Alves.
Para 2012, já há uma prévia programação definida com a presença de autores como Eliane Brum, Ronaldo Vainfas e Eduardo Agualusa. Todos os encontros são abertos ao público, que receberá certificado de participação. 
Serviço
Debates Universitários O POVO 
Palestra “Infográfico: Inovação no diálogo texto e imagem na mídia impressa e web”, com Alberto Cairo 
Quando: dia 29 de setembro, às 19 horas 
Onde: Auditório da FA7 (Rua Alm. Maximiniano da Fonseca, nº 1395, Bairro: Eng. Luciano Cavalcante)
Informações: (85) 3255 6313
Aberto ao público