Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alfabetização é o primeiro direito a ser garantido, diz pesquisador


Carolina Vilaverde
Da Redação do Todos Pela Educação
A alfabetização é o primeiro direito a ser garantido às crianças em fase escolar. Para tanto, segundo o professor José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é necessário avaliar o aprendizado. "A cultura de avaliação é antes de tudo a cultura de valorizar os resultados de aprendizagem. E a aprendizagem é, hoje, a expressão do direito à Educação”, diz.
Para Soares, ainda faltam ao Brasil boas experiências do uso das avaliações para a melhoria do ensino. Por outro lado, aponta, "abundam usos artificiais dos dados, como por exemplo, para comparar escolas que, por atender alunos muito diferentes, não devem ser comparadas pelos escores brutos". Veja a entrevista que ele concedeu por e-mail ao Todos Pela Educação.
Todos Pela Educação - Qual a importância de avaliar a alfabetização das crianças?
José Francisco Soares - A alfabetização é o primeiro resultado concreto que deve ser verificado. É o primeiro direito que precisa ser garantido. Saber se isso ocorreu em uma escola, município, estado é, portanto, importante. No entanto, com uma avaliação aprendemos também importantes lições sobre os projetos de ensino das diferentes escolas.
TPE - Em sua opinião, os brasileiros estão acostumados a avaliar a qualidade da Educação?
Soares - Não. Houve durante longos anos uma militância contra o registro de resultados. Hoje mesmo, com tantas avaliações existentes, ainda faltam boas experiências de uso destes resultados para a melhoria do ensino. Por outro lado, abundam usos artificiais dos dados, como por exemplo, para comparar escolas que, por atender alunos muito diferentes, não devem ser comparadas pelos escores brutos.  Assim, ainda não está ganha entre os brasileiros a batalha por registro dos resultados da Educação.
TPE  - Qual a importância de se criar uma “cultura de avaliação”?
Soares - O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, criado pelo decreto 6.094, de 24 de abril de 2007 e que faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) tem como primeira diretriz “estabelecer como foco a aprendizagem, apontando resultados concretos a atingir”.
Os resultados na Educação Básica são, primeiramente, a alfabetização, depois as competências essenciais, incluídas na Prova Brasil e, finalmente, as competências necessárias para a inserção no trabalho e na cidadania, contempladas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Assim sendo, a cultura de avaliação é antes de tudo a cultura de valorizar os resultados de aprendizagem. E a aprendizagem é, hoje, a expressão do direito à Educação. Neste sentido, o termo “avaliação” ajuda pouco, pois passa a impressão de que o objetivo é apenas de monitoramento. 
Fonte: Todos pela Educação/ Foto: UFMG 22/07/2011

O que é pronome pra você?


Para ensinar e aprender com bom humor, nada como as tirinhas do Calvin!

Quadrinhos na Escola

"Quadrinhos na escola" é uma aula elaborada por Virgina Maria Antunes de Jesus e publicada em 29/04/2007 no Jornal da Tarde (SP). Na época, Virginia era doutoranda de Letras na USP. Vale a pena ver de novo no link: http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/Quadrinhos.pdf




Dica de NCE/USP e Antônia Alves- Educomunicação

Paulus abre inscrição para Simpósio de Educação

Paulus abre inscrições em 01/09 para o 6º Simpósio de Educação. O tema é “A comunicação e a aplicação das novas tecnologias no processo educacional” e contará com o jornalista Heródoto Barbeiro, que proferirá a palestra “Educação e Comunicação: Desafios da Atualidade”, e da professora Lucia Santaella, que falará sobre os atuais desafios da educação na era da aprendizagem ubíqua. Info:www.paulus.com.br/simposio

Revista digital voltada à literatura infantil está no ar



Dica da escritora Socorro Acioli: Está no ar a Revista Emília, dedicada à literatura infantil e
juvenil: http://www.revistaemilia.com.br/ com entrevistas, artigos, resenhas e notícias
relacionadas ao universo literário infantil.

A Tarde Educação na Escola Municipal Padre José Gomes Loureiro – Relato da diretora Fabiana Costa

O programa A Tarde Educação, desenvolvido pela jornal A Tarde, em escolas da Bahia, foi implantado na Escola Municipal Padre José Gomes Loureiro há cerca de um mês. Veja o relato da diretora da escola, Fabiana Costa, sobre esse caminho inicial.


“Em proporcionar aos educandos um dia letivo diferenciado dos demais dias da semana, usamos as estratégias que pudéssemos atrair os alunos de forma prazerosa oferecendo atividades lúdicas e sócio-educativas no intuito de conquistá-los a participar ativamente destes dias, então propusermos aos alunos que disséssemos através do manuseio e descoberta do jornal  A TARDE o que temos na escola que eles  gostam e o que não gostam, usando como fontes de pesquisas as matérias do jornal”, afirma a Diretora Fabiana de Oliveira Costa..

Antes trabalhamos: O que traz o jornal A TARDE? Como usá-lo? Como é composto? Quais as  classificações que ele oferece? 



Depois, oferecemos os jornais a equipes que escolheram o que mais lhes atraia no jornal. Qual a reportagem em destaque, etc...

Por se tratar de sábado letivo temos o privilégio de ter o suplemento A TARDINHA que foi um sucesso para as crianças. Elas não sabiam que havia jornal para criança. “Tia, tem jornalzinho de criança, é? Maneiro!!”, disse um deles para a diretora.

Foram feitas leituras, observações, discussões que proporcionaram a construção dos cartazes.

Uma coisa curiosa foi que neste dia precisamente, estudávamos pássaros e a capa do A TARDINHA falava das corujas. Foi um sucesso!

Passamos a colocar todos os encartes de A TARDINHA numa pasta para colecionarmos e fazermos as leituras posteriormente.

As atividades dos sábados letivos foram assim batizadas de CURTINDO O SÁBADO NA ESCOLA".  Diretora Fabiana de Oliveira Costa


Fonte: A Tarde Educação 31/08/2011

8 de Setembro - Dia Internacional da Alfabetização

Os jornais da Associação Nacional de Jornais, especialmente aqueles que fazem parte do Programa Jornal E Educação, estão se mobilizando para no dia 8 de Setembro - Dia Internacional da Alfabetização, mostrarem em suas páginas (sites, blogs,etc) o compromisso dos jornais com o tema, com a educação e a cultura do país.
Os veículos terão anúncios criados por seus artistas ou poderão usar o anúncio padrão criado pelo PJE/ANJ a partir do cartoon criado especialmente para nós pelo artista Silvano Mello e que está lindo!!!!
Em breve, vocês verão por aqui!