Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto Ler e Pensar participa de Encontro Nacional de educomunicadores na Bahia

Mesa de abertura do Encontro Nacional de Coordenadores de Programa Jornal e Educação

Começou hoje e vai até a próxima sexta-feira, em Salvador-BA, o Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Jornal e Educação (PJE), promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). Criado em 1992, o Programa visa a troca de experiências e de conteúdos dentro do escopo de trabalho da educomunicação. No Encontro, além das palestras e mesas-redondas, os participantes participam de oficinas e conhecem projetos de todo o país acerca da relação mídia e educação, além de se atualizarem em termos de notícias de outros PJEs do mundo inteiro. 

Na tarde de hoje, além da exposição de projetos - entre eles o premiado Ler e Pensar, pela equipe do Instituto GRPCOM que está lá na Bahia -  será realizada uma tarde temática sobre "Políticas Públicas" com representantes da área de Livro e Leitura do Minc (Ministério da Cultura), da SEFIC (Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Minc), e do Mais Educação do MEC (Ministério da Educação). As palestras serão seguidas de debate. Na foto acima, da mesa de abertura oficial, Cristiane Parente, Luciane Alcântara e o Prof. Edvaldo Boaventura.
Para encerrar o evento, no dia 19, haverá uma palestra sobre "Cultura Digital" com Nelson Pretto, da UFBA (Universidade Federal da Bahia), e Priscila Gonzales, da Fundação Telefônica. Durante os dias do evento, os participantes farão visitas técnicas ao jornal local A Tarde, à Cipó Comunicação, e à Escola OI Kabum de Arte e Tecnologia. 

Expectativas

Para a jornalista Cristiane Parente, coordenadora do PJE, o encontro é um momento de aprendizagem colaborativa, em que são trocados materiais, dicas, experiências e afetos, e os participantes podem reafirmar o compromisso com a formação de leitores-cidadãos. "É gratificante saber que nosso trabalho tem contribuído na formação não só de mais leitores, mas de mais leitores e autores críticos, autônomos; é bom saber que muitos de nossos coordenadores espalhados pelo Brasil estão fazendo a diferença na vida de estudantes e escolas", afirmou
Everton Renaud, da equipe do projeto Ler e Pensar, diz que o mote principal mesmo do Encontro é a troca de experiências entre os participantes. "Isso qualifica e unifica os trabalhos de jornal e educação em todo o Brasil", diz ele - com a autoridade de quem tem ajudado a construir a história de um dos mais importantes projetos do Brasil, o Ler e Pensar, que recentemente foi reconhecido com um prêmio internacional da Associação Mundial de Jornais.
Talita Moretto, que coordena o Projeto Vamos Ler desenvolvido desde 2008 pelo Jornal da Manhã de Ponta Grossa (PR), acredita que esses encontros são sempre muito ricos. “Nosso trabalho não pode e nem deve ser isolado. Acredito no crescimento quando há interação, quando um, com o seu conhecimento, pode agregar no trabalho do colega, e juntos colocarmos os programas jornal e educação em pauta dando visibilidade à importância e relevância de nosso trabalho na educação dos jovens". 
Abaixo, a equipe do Instituto, junto com os outros coordenadores do PJE:


Fonte:http://www.institutogrpcom.org.br

terça-feira, 16 de agosto de 2011

ANJ reúne educomunicadores para mostrar experiências

Começa amanhã e prossegue até sexta-feira, em Salvador (BA), o Encontro Nacional de Coordenadores do PJE (Programa Jornal e Educação) da ANJ (Associação Nacional de Jornais), que este ano terá a parceria do jornal A Tarde, anfitrião do evento.



O Programa Ler para Crescer vai apresentar ao público presente - entre eles, aproximadamente 30 coordenadores de projetos semelhantes -, as mudanças sofridas desde o “Folha da Região na Sala de Aula” - lançado em 1994 e que se caracterizou pela realização de concursos voltados para a área de cultura, produção de textos e outras atividades relacionadas à leitura - até hoje. “Estamos felizes pela oportunidade de mostrar nosso trabalho junto às escolas de Araçatuba e região, que já tem resultados positivos comprovados”, disse a coordenadora do Ler para Crescer, a jornalista e mestre em Comunicação e Semiótica, Ayne Regina Gonçalves Salviano.


Em 2010, o projeto educacional da Folha da Região foi reformulado e criou-se uma nova ponte sobre o uso de veículos de comunicação na área da Educação. Hoje, o Ler para Crescer atua também com cursos de formação continuada para educadores orientando sobre o uso multidisciplinar do jornal em sala de aula como material lúdico, didático e pedagógico.

Desde a “Folha da Região na Sala de Aula” até hoje, o programa de incentivo à leitura da Folha compartilhou seu trabalho com mais de 400 mil estudantes e 3 mil professores da cidade e municípios vizinhos.
PROGRAMAÇÃO


A partir de amanhã, além da exposição de alguns coordenadores, será realizada uma tarde temática sobre "Políticas Públicas" com representantes da área de Livro e Leitura do Minc (Ministério da Cultura), da SEFIC (Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Minc), e do Mais Educação do MEC (Ministério da Educação). As palestras serão seguidas de debate. A Educare, empresa que trabalha com projetos da Lei Rouanet, também estará presente.



Para encerrar o evento, no dia 19, haverá uma palestra sobre "Cultura Digital" com Nelson Pretto, da UFBA (Universidade Federal da Bahia), e Priscila Gonzales, da Fundação Telefônica. Durante os dias do evento, os participantes farão visitas técnicas ao jornal A Tarde, à Cipó Comunicação, e à Escola OI Kabum de Arte e Tecnologia. 


EXPECTATIVAS


Para a jornalista Cristiane Parente, coordenadora do PJE, o encontro é um momento de aprendizagem colaborativa, em que são trocados materiais, dicas, experiências e afetos, e os participantes podem reafirmar o compromisso com a formação de leitores-cidadãos. "É gratificante saber que nosso trabalho tem contribuído na formação não só de mais leitores, mas de mais leitores e autores críticos, autônomos; é bom saber que muitos de nossos coordenadores espalhados pelo Brasil estão fazendo a diferença na vida de estudantes e escolas", afirmou.


Este encontro é importante para os coordenadores. É quando eles conhecem soluções criativas para eventuais problemas; novas atividades e projetos que podem desenvolver com as escolas; além de estratégias para conseguir apoiadores.



HISTÓRIA


O Programa Jornal e Educação da ANJ foi criado em 1992. Desde aquela época, os coordenadores se reúnem para trocar experiências, ouvir palestrantes e agregar conteúdo e ideias interessantes em suas rotinas; participar de oficinas e conhecer projetos que trabalhem a relação mídia e educação; além de se atualizarem em termos de notícias de outros PJEs do mundo inteiro. Em junho de 2001, a Folha sediou o encontro em Araçatuba.

EXPERIÊNCIAS


O programa "Correio na Escola" do jornal Correio Popular, de Campinas, também vai participar do encontro na Bahia para mostrar os cursos de extensão para professores que implantou na internet. Para Fabiano Ormaneze (foto ao lado), jornalista e um dos coordenadores do programa, o encontro é uma grande oportunidade de trazer novidades e sugestões. “Essa troca (de experiências) é fundamental".


Talita Moretto (foto ao lado), que coordena o Projeto Vamos Ler desenvolvido desde 2008 pelo Jornal da Manhã de Ponta Grossa (PR), acredita que esses encontros são sempre muito ricos.


“Nosso trabalho não pode e nem deve ser isolado. Acredito no crescimento quando há interação, quando um, com o seu conhecimento, pode agregar no trabalho do colega, e juntos colocarmos os programas jornal e educação em pauta dando visibilidade à importância e relevância de nosso trabalho na educação dos jovens". Em 2011, o Vamos Ler ganhou menção especial no Prêmio Jovens Leitores 2011 promovido pela WAN-IFRA(World Association of Newspapers and News Publishers).


Fonte: Ler para Crescer/Jornal Folha da Região 
Texto: Ariadne Bognar 16/08/2011

Programa Jornal e Educação reúne coordenadores em Salvador

Entre os dias 17 e 19 de agosto cerca de 30 coordenadores de Programas Jornal e Educação (PJEs) desenvolvidos por jornais associados à Associação Nacional de Jornais estarão reunidos em Salvador para discutir temas como cultura digital, polípticas públicas de Educação e Cultura, campanhas sócio-educativas e experiências mundiais de PJEs, além de assistirem apresentações de inovações feitas por programas e visitarem os projetos da ong Cipó Comunicação Alternativa.


O encontro é organizado pelo Programa Jornal e Educação da ANJ e este ano tem a parceria do jornal A Tarde, que desenvolve o projeto A Tarde Educação, coordenado por Luciane Alcântara. 


Como palestrantes o evento terá Nelson Pretto (UFBA) e Priscila Gonsales (Educarede/Fundação Telefônica), nas fotos; Leandro Fialho (Mais Educação/MEC) e Kleber da Silva Rocha (Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura/MinC), além da Coordenadora Executiva do Programa Jornal e Educação, Cristiane Parente e dos coordenadores Ricardo Pastorelli (Programa O Diário na Escola/ O Diário do Norte do Paraná); Ayne Regina Gonçalves Salviano (Projeto Ler para Crescer/ Folha da\Região); Talita Moretto (Projeto Vamos Ler/Jornal da Manhã); Ana Gabriela Borges (Projeto Ler e Pensar/ Gazeta do Povo); Fabiano Ormaneze (Projeto Correio Escola/ Correio Popular); Regina Garcia (Algar Lê/InstitutoAlgar-Correiode Uberlândia); Cristina Barbiero (A Gazeta na Sala de Aula/ A Gazeta); Luciane Alcântara (A Tarde Educação/ A Tarde) e Carlos Eduardo (O POVO na Educação/ O POVO).


Cada coordenador receberá kit de Educação do jornal A Tarde e material do Instituto Ecofuturo, parceiro do Programa Jornal e Educação.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Projeto Ler para Crescer, do jornal Diário do Noroeste, estimula ações de cidadania em Paranavaí/PR

Compartilhamos a partir de algumas imagens o trabalho do Projeto Ler para Crescer, do jornal Diário do Noroeste, de Paranavaí/PR. As fotos mostram ações sócio-culturais envolvendo escolas e estimulando a reflexão dos alunos acerca de temas atuais como o meio ambiente. O tema que o projeto trabalhará em 2011 é "Desperdício Zero".
  
O jornal e as escolas mobilizam alunos e toda a comunidade escolar para refletir e pensar em soluções. Você já pensou em usar o jornal para estimular reflexões e debates entre seus alunos? Veja as fotos e inspire-se!


Passeata de alunos em prol do meio ambiente 



Alunos de escolas parceiras do Ler para Crescer (Diário do Noroeste/PR) 
criando um mundo estilizado com jornal reciclado......


.......Por que será que o mundo chora?


O Ler para Crescer também realiza trabalhos de leitura voltados à terceira idade, expõe trabalhos de estudantes na Expo Paranavaí/PR e realiza a Feira de Livros, contribuindo para a formação cultural de Paranavaí/PR. A coordenadora do projeto é Fátima Aparecida Lopes da Silva.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Minirredação e Clube do Cruzeirinho - Projeto aproxima jornal dos jovens leitores

Compartilhamos matéria publicada no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba/SP, que criou um projeto especial para crianças e adolescentes. É a minirredação do Cruzeirinho, suplemento infantil do veículo. A iniciativa permite a esse público que visita o jornal uma interação mais próxima com a história e funcionamento do Cruzeiro do Sul, que também lançou o Clube dos Leitores do Cruzeirinho.
Só lembrando, o Cruzeiro do Sul desenvolve o Programa Ler é Prazer, que faz parte do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais.
Esperamos que a leitura seja inspiradora!!!
Cristiane Parente (Coordenadora-Executiva do Programa Jornal e Educação/ ANJ)

O jornal Cruzeiro do Sul inaugurou ontem mais um projeto de incentivo à leitura e à Educação: a minirredação para estudantes que visitam a sede do jornal e da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Além disso, foi lançado também o Clube dos Leitores do Cruzeirinho. A iniciativa permite às crianças e adolescentes que visitam o jornal uma interação ainda mais próxima com a história e o funcionamento do Cruzeiro do Sul. "Eles são os leitores de agora e do futuro. Podem não só aprender como ensinar, de alguma forma, a direção que deve tomar o jornalismo no futuro", comenta o presidente da Diretoria Executiva da FUA, Laelso Rodrigues.


A escola que inaugurou o novo projeto foi a E.E. Carlos Augusto de Camargo, de Piedade, com mais de 30 alunos da 7ª série. As visitas escolares já existem há anos mas são retomadas agora, após a reforma na sede da FUA, em um novo formato. A professora Lilian da Rocha Rodrigues, que ensina História e Geografia para a classe comentou: "Depois da visita, metade da classe vai querer ser jornalista", salientando o entusiasmo das crianças. A visita, agendada pela professora de Português, Alzira Maria Ponciano Gonçalves, começou com a visita à minirredação.

Cada um tirou uma foto 3x4 para colocar na carteirinha de sócio do Clube dos Leitores do Cruzeirinho, preparada por Gabriela Lopes de Caria Silva, com apoio de Reinaldo Oliveira. No auditório, os estudantes ouviram sobre a criação do jornal na História e sobre como surgiu o jornal Cruzeiro do Sul, 108 anos atrás, com explicações da monitora Débora Bertoni. O funcionário Valner Matheus fotografou os alunos para o jornal on-line e também para que depois eles levassem uma réplica da capa do jornal com a foto de toda a turma, preparada pelo funcionário Emerson de Godói Soares.

Depois de um lanche, as crianças conheceram o Centro Administrativo do jornal, onde funcionam todos os departamentos da empresa, desde a equipe de vendas de assinaturas até a redação. Aprenderam como se faz um jornal no dia a dia, viram fotos e reportagens de arquivo.

De volta à minirredação cada um recebeu sua carterinha de sócio do Clube de Leitores do Cruzeirinho, o fac-símile da capa do jornal "noticiando" a visita, um gibi que conta sobre a história e a confecção do jornal e um estojo. Todo o projeto da minirredação e do Clube têm a supervisão do consultor editorial do Cruzeiro do Sul, José Carlos Fineis.

Incentivo
Desde 1964, o jornal Cruzeiro do Sul é mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), instituição filantrópica e sem fins lucrativos. Um dos principais objetivos da FUA é o estímulo à Educação. Hoje, isso ocorre em pelo menos três frentes: nas escolas Colégio Politécnico e Lar Escola Monteiro Lobato e através do projeto "Ler é Prazer" que distribui aproximadamente 50 mil exemplares do suplemento Cruzeirinho para todos os alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba e Votorantim. Somando-se aos 30 mil que vão aos assinantes, são aproximadamente 80 mil exemplares do Cruzeirinho todas as semanas.

O suplemento é tratado com tamanha isenção que sequer publica anúncios de propaganda. O "Ler é Prazer" está, inclusive, inserido no Projeto Jornal Educação, da Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

Fundada em 17 de agosto de 1979, a ANJ conta atualmente com 152 empresas jornalísticas associadas, responsáveis por mais de 90 por cento da circulação brasileira de jornais, e duas empresas colaboradoras.

A minirredação e o Clube dos Leitores do Cruzeirinho vêm se somar a isso como mais um incentivo à leitura e ao ensino através de um olhar crítico ao jornalismo oferecido aos leitores desde a infância.

Para o jornalista José Carlos Fineis, consultor editorial do Cruzeiro do Sul, "o projeto da minirredação foi planejado em cada detalhe para proporcionar às crianças e adolescentes um passeio inesquecível, repleto de pequenas surpresas e de momentos agradáveis, em que o Jornalismo e a Educação se cruzam naturalmente. É um trabalho que integra vários setores da FUA, e ao qual todos os funcionários envolvidos estão se dedicando com grande vitalidade, pois é muito bom sentir que estamos ajudando a difundir o hábito da leitura, trazendo crianças e adolescentes para dentro deste universo em que vivemos, o universo da informação".

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul/ Helena Gozzano/ Foto: Luiz Setti 10/08/2011

Educomunicação

Você sabe o que é Educomunicação?
O Cardeno de Vestibular da USP explica: http://mcaf.ee/cyri5






  




Fonte: USP

I Fórum Paranaense de Educomuincação com inscrições abertas até 2 de setembro

Estão abertas as inscrições para o I Fórum Paranaense de Educomunicação, promovido pela Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência e pelo Ponto de Cultura Educamídia. O evento acontece nos dias 15 e 16 de setembro, na Universidade Positivo (UP), em Curitiba-PR. As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de setembro.


O Fórum é voltado a educomunicadores, educadores, jornalistas e acadêmicos dos cursos de Comunicação Social e Pedagogia, além de jovens interessados na produção de mídia. O objetivo é ampliar o conhecimento prático e teórico sobre a educomunic
ação no Paraná e possibilitar a troca de experiências e pesquisas na área. A ação tem o apoio da Universidade Positivo, da Fundação Cultural de Curitiba e do Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Cultura Viva. A Fundação Araucária também apoia com recursos o evento.

Programação
O primeiro dia do evento conta com mesas-redondas em que serão discutidos aspectos teórico-conceituais sobre a metodologia e sua aplicação na educação, na comunicação e em ações de mobilização social. Para tanto, o Fórum terá a presença do coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, Ismar de Oliveira Soares e do secretário executivo da Rede Nacional de Experiências em Educação, Comunicação e Participação (Rede CEP), Alexandre Sayad, entre outros profissionais.

Também serão ministradas 10 diferentes oficinas. As temáticas se relacionam com a garantia dos direitos humanos, principalmente de crianças e jovens, como é o caso, por exemplo, das oficinas que abordarão a cultura de paz e o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual. O uso das tecnologias para a produção acessível de materiais de comunicação também será conteúdo de oficinas, como a de vídeo de bolso e a sobre o uso da fotografia em sala de aula. A intenção é que educadores encontrem na educomunicação um modo interativo de tratarem os mais variados assuntos, estimulando os educandos a se expressar de forma crítica e autônoma.

Trabalhos acadêmicos
A apresentação de trabalhos acadêmicos acontece no dia 16 de setembro. Podem ser inscritos artigos científicos, ensaios, projetos e relatos de experiência que se relacionados ao campo da educomunicação. O trabalho completo, entre 8 e 12 páginas, deve ser enviado até o dia 2 de setembro. Para conhecer as normas de envio de trabalhos acadêmicos clique aqui. Os trabalhos selecionados serão divulgados até o dia 6 de setembro. Os participantes que apresentarem trabalho receberão um CD dos anais do evento com o ISSN.

Conheça a programação completa.
A educomunicação
Utilizada tanto em escolas quanto em espaços não-formais de educação, a metodologia é considerada uma importante aliada no desenvolvimento da aprendizagem. Não apenas porque insere ferramentas da comunicação (vídeo, blog, jornal mural, rádio etc) no processo pedagógico, tornando os alunos mais que consumidores passivos de mídia. Um dos propósitos da educomunicação é formar cidadãos participativos, que se identifiquem com questões coletivas e sociais. Unindo educação à comunicação, os processos educomunicativos garantem que crianças, adolescentes e adultos exerçam o direito à comunicação, refletindo sobre suas realidades e produzindo materiais para expressar suas ideias e demandas.

Local: Universidade Positivo, Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba-PR

Público alvo: Comunicadores, educadores e demais interessados no tema
Informações:contato@forumeducom.com.br/ (41) 3023-3925 e http://www.forumeducom.com.br/
Promoção: Ciranda e Ponto de Cultura Educamídia

Fonte: ANDI Comunicação e Direitos