Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Programa Jornal e Educação reúne coordenadores em Salvador

Entre os dias 17 e 19 de agosto cerca de 30 coordenadores de Programas Jornal e Educação (PJEs) desenvolvidos por jornais associados à Associação Nacional de Jornais estarão reunidos em Salvador para discutir temas como cultura digital, polípticas públicas de Educação e Cultura, campanhas sócio-educativas e experiências mundiais de PJEs, além de assistirem apresentações de inovações feitas por programas e visitarem os projetos da ong Cipó Comunicação Alternativa.


O encontro é organizado pelo Programa Jornal e Educação da ANJ e este ano tem a parceria do jornal A Tarde, que desenvolve o projeto A Tarde Educação, coordenado por Luciane Alcântara. 


Como palestrantes o evento terá Nelson Pretto (UFBA) e Priscila Gonsales (Educarede/Fundação Telefônica), nas fotos; Leandro Fialho (Mais Educação/MEC) e Kleber da Silva Rocha (Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura/MinC), além da Coordenadora Executiva do Programa Jornal e Educação, Cristiane Parente e dos coordenadores Ricardo Pastorelli (Programa O Diário na Escola/ O Diário do Norte do Paraná); Ayne Regina Gonçalves Salviano (Projeto Ler para Crescer/ Folha da\Região); Talita Moretto (Projeto Vamos Ler/Jornal da Manhã); Ana Gabriela Borges (Projeto Ler e Pensar/ Gazeta do Povo); Fabiano Ormaneze (Projeto Correio Escola/ Correio Popular); Regina Garcia (Algar Lê/InstitutoAlgar-Correiode Uberlândia); Cristina Barbiero (A Gazeta na Sala de Aula/ A Gazeta); Luciane Alcântara (A Tarde Educação/ A Tarde) e Carlos Eduardo (O POVO na Educação/ O POVO).


Cada coordenador receberá kit de Educação do jornal A Tarde e material do Instituto Ecofuturo, parceiro do Programa Jornal e Educação.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Projeto Ler para Crescer, do jornal Diário do Noroeste, estimula ações de cidadania em Paranavaí/PR

Compartilhamos a partir de algumas imagens o trabalho do Projeto Ler para Crescer, do jornal Diário do Noroeste, de Paranavaí/PR. As fotos mostram ações sócio-culturais envolvendo escolas e estimulando a reflexão dos alunos acerca de temas atuais como o meio ambiente. O tema que o projeto trabalhará em 2011 é "Desperdício Zero".
  
O jornal e as escolas mobilizam alunos e toda a comunidade escolar para refletir e pensar em soluções. Você já pensou em usar o jornal para estimular reflexões e debates entre seus alunos? Veja as fotos e inspire-se!


Passeata de alunos em prol do meio ambiente 



Alunos de escolas parceiras do Ler para Crescer (Diário do Noroeste/PR) 
criando um mundo estilizado com jornal reciclado......


.......Por que será que o mundo chora?


O Ler para Crescer também realiza trabalhos de leitura voltados à terceira idade, expõe trabalhos de estudantes na Expo Paranavaí/PR e realiza a Feira de Livros, contribuindo para a formação cultural de Paranavaí/PR. A coordenadora do projeto é Fátima Aparecida Lopes da Silva.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Minirredação e Clube do Cruzeirinho - Projeto aproxima jornal dos jovens leitores

Compartilhamos matéria publicada no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba/SP, que criou um projeto especial para crianças e adolescentes. É a minirredação do Cruzeirinho, suplemento infantil do veículo. A iniciativa permite a esse público que visita o jornal uma interação mais próxima com a história e funcionamento do Cruzeiro do Sul, que também lançou o Clube dos Leitores do Cruzeirinho.
Só lembrando, o Cruzeiro do Sul desenvolve o Programa Ler é Prazer, que faz parte do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais.
Esperamos que a leitura seja inspiradora!!!
Cristiane Parente (Coordenadora-Executiva do Programa Jornal e Educação/ ANJ)

O jornal Cruzeiro do Sul inaugurou ontem mais um projeto de incentivo à leitura e à Educação: a minirredação para estudantes que visitam a sede do jornal e da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Além disso, foi lançado também o Clube dos Leitores do Cruzeirinho. A iniciativa permite às crianças e adolescentes que visitam o jornal uma interação ainda mais próxima com a história e o funcionamento do Cruzeiro do Sul. "Eles são os leitores de agora e do futuro. Podem não só aprender como ensinar, de alguma forma, a direção que deve tomar o jornalismo no futuro", comenta o presidente da Diretoria Executiva da FUA, Laelso Rodrigues.


A escola que inaugurou o novo projeto foi a E.E. Carlos Augusto de Camargo, de Piedade, com mais de 30 alunos da 7ª série. As visitas escolares já existem há anos mas são retomadas agora, após a reforma na sede da FUA, em um novo formato. A professora Lilian da Rocha Rodrigues, que ensina História e Geografia para a classe comentou: "Depois da visita, metade da classe vai querer ser jornalista", salientando o entusiasmo das crianças. A visita, agendada pela professora de Português, Alzira Maria Ponciano Gonçalves, começou com a visita à minirredação.

Cada um tirou uma foto 3x4 para colocar na carteirinha de sócio do Clube dos Leitores do Cruzeirinho, preparada por Gabriela Lopes de Caria Silva, com apoio de Reinaldo Oliveira. No auditório, os estudantes ouviram sobre a criação do jornal na História e sobre como surgiu o jornal Cruzeiro do Sul, 108 anos atrás, com explicações da monitora Débora Bertoni. O funcionário Valner Matheus fotografou os alunos para o jornal on-line e também para que depois eles levassem uma réplica da capa do jornal com a foto de toda a turma, preparada pelo funcionário Emerson de Godói Soares.

Depois de um lanche, as crianças conheceram o Centro Administrativo do jornal, onde funcionam todos os departamentos da empresa, desde a equipe de vendas de assinaturas até a redação. Aprenderam como se faz um jornal no dia a dia, viram fotos e reportagens de arquivo.

De volta à minirredação cada um recebeu sua carterinha de sócio do Clube de Leitores do Cruzeirinho, o fac-símile da capa do jornal "noticiando" a visita, um gibi que conta sobre a história e a confecção do jornal e um estojo. Todo o projeto da minirredação e do Clube têm a supervisão do consultor editorial do Cruzeiro do Sul, José Carlos Fineis.

Incentivo
Desde 1964, o jornal Cruzeiro do Sul é mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), instituição filantrópica e sem fins lucrativos. Um dos principais objetivos da FUA é o estímulo à Educação. Hoje, isso ocorre em pelo menos três frentes: nas escolas Colégio Politécnico e Lar Escola Monteiro Lobato e através do projeto "Ler é Prazer" que distribui aproximadamente 50 mil exemplares do suplemento Cruzeirinho para todos os alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba e Votorantim. Somando-se aos 30 mil que vão aos assinantes, são aproximadamente 80 mil exemplares do Cruzeirinho todas as semanas.

O suplemento é tratado com tamanha isenção que sequer publica anúncios de propaganda. O "Ler é Prazer" está, inclusive, inserido no Projeto Jornal Educação, da Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

Fundada em 17 de agosto de 1979, a ANJ conta atualmente com 152 empresas jornalísticas associadas, responsáveis por mais de 90 por cento da circulação brasileira de jornais, e duas empresas colaboradoras.

A minirredação e o Clube dos Leitores do Cruzeirinho vêm se somar a isso como mais um incentivo à leitura e ao ensino através de um olhar crítico ao jornalismo oferecido aos leitores desde a infância.

Para o jornalista José Carlos Fineis, consultor editorial do Cruzeiro do Sul, "o projeto da minirredação foi planejado em cada detalhe para proporcionar às crianças e adolescentes um passeio inesquecível, repleto de pequenas surpresas e de momentos agradáveis, em que o Jornalismo e a Educação se cruzam naturalmente. É um trabalho que integra vários setores da FUA, e ao qual todos os funcionários envolvidos estão se dedicando com grande vitalidade, pois é muito bom sentir que estamos ajudando a difundir o hábito da leitura, trazendo crianças e adolescentes para dentro deste universo em que vivemos, o universo da informação".

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul/ Helena Gozzano/ Foto: Luiz Setti 10/08/2011

Educomunicação

Você sabe o que é Educomunicação?
O Cardeno de Vestibular da USP explica: http://mcaf.ee/cyri5






  




Fonte: USP

I Fórum Paranaense de Educomuincação com inscrições abertas até 2 de setembro

Estão abertas as inscrições para o I Fórum Paranaense de Educomunicação, promovido pela Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência e pelo Ponto de Cultura Educamídia. O evento acontece nos dias 15 e 16 de setembro, na Universidade Positivo (UP), em Curitiba-PR. As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de setembro.


O Fórum é voltado a educomunicadores, educadores, jornalistas e acadêmicos dos cursos de Comunicação Social e Pedagogia, além de jovens interessados na produção de mídia. O objetivo é ampliar o conhecimento prático e teórico sobre a educomunic
ação no Paraná e possibilitar a troca de experiências e pesquisas na área. A ação tem o apoio da Universidade Positivo, da Fundação Cultural de Curitiba e do Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Cultura Viva. A Fundação Araucária também apoia com recursos o evento.

Programação
O primeiro dia do evento conta com mesas-redondas em que serão discutidos aspectos teórico-conceituais sobre a metodologia e sua aplicação na educação, na comunicação e em ações de mobilização social. Para tanto, o Fórum terá a presença do coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, Ismar de Oliveira Soares e do secretário executivo da Rede Nacional de Experiências em Educação, Comunicação e Participação (Rede CEP), Alexandre Sayad, entre outros profissionais.

Também serão ministradas 10 diferentes oficinas. As temáticas se relacionam com a garantia dos direitos humanos, principalmente de crianças e jovens, como é o caso, por exemplo, das oficinas que abordarão a cultura de paz e o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual. O uso das tecnologias para a produção acessível de materiais de comunicação também será conteúdo de oficinas, como a de vídeo de bolso e a sobre o uso da fotografia em sala de aula. A intenção é que educadores encontrem na educomunicação um modo interativo de tratarem os mais variados assuntos, estimulando os educandos a se expressar de forma crítica e autônoma.

Trabalhos acadêmicos
A apresentação de trabalhos acadêmicos acontece no dia 16 de setembro. Podem ser inscritos artigos científicos, ensaios, projetos e relatos de experiência que se relacionados ao campo da educomunicação. O trabalho completo, entre 8 e 12 páginas, deve ser enviado até o dia 2 de setembro. Para conhecer as normas de envio de trabalhos acadêmicos clique aqui. Os trabalhos selecionados serão divulgados até o dia 6 de setembro. Os participantes que apresentarem trabalho receberão um CD dos anais do evento com o ISSN.

Conheça a programação completa.
A educomunicação
Utilizada tanto em escolas quanto em espaços não-formais de educação, a metodologia é considerada uma importante aliada no desenvolvimento da aprendizagem. Não apenas porque insere ferramentas da comunicação (vídeo, blog, jornal mural, rádio etc) no processo pedagógico, tornando os alunos mais que consumidores passivos de mídia. Um dos propósitos da educomunicação é formar cidadãos participativos, que se identifiquem com questões coletivas e sociais. Unindo educação à comunicação, os processos educomunicativos garantem que crianças, adolescentes e adultos exerçam o direito à comunicação, refletindo sobre suas realidades e produzindo materiais para expressar suas ideias e demandas.

Local: Universidade Positivo, Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba-PR

Público alvo: Comunicadores, educadores e demais interessados no tema
Informações:contato@forumeducom.com.br/ (41) 3023-3925 e http://www.forumeducom.com.br/
Promoção: Ciranda e Ponto de Cultura Educamídia

Fonte: ANDI Comunicação e Direitos

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dia Internacional da Alfabetização

8 de Setembro é o Dia Internacional da Alfabetização! O que você vai fazer para celebrar essa data? Em 2008 vários catunistas doaram trabalhos para a Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) para que ela pudesse, através de seus jornais associados, lembrar essa data tão importante.

Veja o vídeo abaixo e inspire-se para criar cartoons em sua escola, jornal, trabalho...e divulgar para o mundo a importância de um país alfabetizado! O Programa Jornal e Educação vai fazer a sua parte. Se você aceitar nossa sugestão e fizer esse trabalho também, manda pra gente publicar em nosso facebook, site e blog, ok?



Ler e Pensar

O vídeo abaixo mostra um dos momentos mais importantes do Programa Ler e Pensar, desenvolvido pelo jornal Gazeta do Povo (PR) e Instituto GRPCOM. Sempre, ao final do ano, o projeto realiza um grande evento em homenagem aos professores, com premiações, palestras e, no ano passado, o lançamento do livro do programa "Leitura - O mundo além das palavras", que contou com artigos acadêmicos e textos de professores mostrando suas atividades de incentivo à leitura a partir do jornal.

Importante lembra que o Ler e Pensar foi o vencedor do Prêmio Mundial Jovens Leitores - 2011, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), na categoria Newspaper in Education (Jornal e Educação), por seu trabalho de excelência na utilização do jornal para melhorar a educação de dezenas de escolas do Paraná.

Conheça um pouquinho do evento de 2010: