Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Desconstruindo as primeiras páginas de um tablóide nova-iorquino

Compartilhamos abaixo texto do colega Eduardo Jorge, coordenador do programa Público na Escola, do jornal Público, de Portugal, publicado no blog Página 23 no dia 1º de julho. É uma dica de leitura crítica muito interessante!

"O Boletim PÚBLICO na Escola de Maio explicou detalhadamente por que é que ensinar a ler uma primeira página dos jornais é educar para os media.

Hoje (1º de Julho), o diário francês
Le Monde apresenta um texto muito interessante que, de certo modo, se apresenta como um interessante desenvolvimento do tema.

Vale a pena, pois, ler “
TRASH – L’affaire DSK racontée par les « unes » du New York Post”, uma interessante desconstrução das primeiras páginas que o tablóide nova-iorquino consagrou ao caso Dominique Strauss-Kahn."

Não ao palavrão!

"Um jornal de um estabelecimento de ensino não serve apenas para dar notícias, também pode, muito bem, promover iniciativas úteis para a comunidade escolar. Assim o entendeu o Expressão, da Escola Secundária de Afonso de Albuquerque, Guarda, que, no número de Junho, dinamiza a campanha “Não ao palavrão”. A ideia surgiu porque, “amiúde, nos corredores e nos acessos à escola, os nossos ouvidos gritam por socorro ao ouvir chorrilhos de palavrões”. Esperemos que muitos acudam a um pedido de socorro que não é gritado apenas na Guarda." - Eduardo Jorge Madureira, Coordenador do Programa Público na Escola, desenvolvido pelo jornal Público, de Portugal

Ensinar e Aprender

Compartilhamos para reflexão vídeo do Grupo de estudos Educar na Cultura Digital, do EducaRede Brasil - Fundação Telefônica.

Sétima edição do Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso tem inscrições abertas até o próximo dia 15



Estão abertas até a sexta-feira, 15 de julho, as inscrições para a sétima edição do Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso, do Instituto Ecofuturo, parceiro do Programa Jornal e Educação. O objetivo é incentivar o hábito da leitura e expressão autoral através da escrita.



Os participantes interagem com os temas escolhidos a cada edição, acessando conteúdos e bibliografia especialmente selecionados. Os autores dos melhores textos são reconhecidos durante evento cultural em São Paulo e com a publicação de obra coletiva, distribuída a todos os participantes. Realizado via web e com abrangência nacional, é aberto às escolas públicas e particulares de todos os níveis da educação, ONGs e bibliotecas.



O tema deste ano é "Vamos Cuidar da Vida". veja abaixo a versão resumida do regulamento:



1. Tema Central: "Vamos Cuidar da Vida"


2. Organizador: Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável; Av. Brigadeiro Faria Lima, 1355 - 7º andar (parte), São Paulo - SP - CEP 01452-919; CNPJ/MF: 03.881.866/0001-47; Inscrição Estadual: 116.760.250.119

3. Podem participar, inscrevendo textos para avaliação pelo Organizador, alunos do ensino fundamental, do ensino médio e de programas de Educação para Jovens e Adultos ("EJA"), bem como professores desses níveis de ensino e, ainda, profissionais de biblioteca e educadores sociais, conforme definido no regulamento completo.


4. Categorias para participação:
Categoria
Nível de Ensino
I - Alunos do Ensino fundamental I
II - Alunos do Ensino fundamental II
III - Alunos do Ensino médio
IV - Alunos de Educação para Jovens e Adultos (EJA)
V - Professores
VI - Profissonais de biblioteca e Educadores sociais

5. O período de inscrições – que serão gratuitas – começa no dia 01.03.2011 e termina no dia 15.07.2011, considerando-se como data de inscrição a data de preenchimento, diretamente no endereço eletrônico www.ecofuturo.org.br/concursocultural, da Ficha de Inscrição Eletrônica, na qual deverá ser também transcrita a redação


6. São os seguintes critérios de julgamento, que serão realizado por jurados designados pelo Organizador: adequação ao tema proposto; originalidade; vocabulário e correção gramatical; construção de texto; capacidade de chamar e manter a atenção do leitor; criatividade; e conteúdo, entendido este como qualidade da informação apresentada.


7. Número de textos a serem selecionadas: até dez (10) textos mais bem avaliados de cada uma das categorias.


8. Premiação:

(i) os autores das 3 (três) redações mais bem avaliadas de cada uma das seis (6) categorias receberão: (a) um (1) notebook; (b) uma (1) bolsa com cinco (5) livros; (c) uma (1) camiseta do Concurso; (d) uma (1) ecobag; (e) um (1) troféu; e (f) um (1) certificado de premiação do Concurso, com moldura;



(ii) a instituição (escola, organização social ou biblioteca) a que forem vinculados cada um dos três (3) participantes acima mencionados das categorias I a VI receberão, cada uma:

(a) um (1) acervo com cinquenta (50) livros; e (b) um (1) certificado de premiação do Concurso, com moldura;



(iii) o orientador (professor, educador social ou profissional de biblioteca) indicado por cada um dos três (3) participantes acima mencionados das categorias I a IV receberão: (a) um (1) notebook; (b) uma (1) bolsa com cinco (5) livros; (c) uma (1) camiseta do Concurso; (d) uma (1) ecobag; e (e) um (1) certificado de premiação do Concurso, com moldura;



(iv) os demais sete (7) participantes classificados de cada uma das seis (6) categorias enumeradas no item cinco (5) deste regulamento receberão, cada um: (a) uma (1) bolsa com cinco (5) livros; (b) uma (1) camiseta do Concurso; (c) uma (1) ecobag; (d) um (1) troféu; e (e) um (1) certificado de premiação do Concurso com moldura;



(v) a instituição (escola, organização social ou biblioteca) em que forem matriculados cada um dos demais sete (7) participantes acima mencionados das categorias I a VI receberão: (a) uma (1) coleção de cinco (5) livros; e (b) um (1) certificado de premiação do Concurso, com moldura;



(vi) os orientadores (professores, educadores sociais ou profissionais de biblioteca) que forem indicados pelos demais sete (7) participantes acima mencionados das categorias I a IV receberão: (a) uma (1) coleção de cinco (5) livros; (b) uma (1) camiseta do Concurso; (c) uma (1) ecobag; e (d) um (1) certificado de premiação do Concurso, com moldura.

9. Entrega dos Prêmios: Em cerimônia a ser realizada em data, horário e local que serão definidos e informados aos participantes selecionados pelo Organizador até o mês de dezembro de 2011.


10. As redações selecionadas serão publicadas em livro editado pelo Organizador, nos termos previstos no regulamento completo.


11. O Organizador poderá divulgar e publicar na sua totalidade ou em parte quaisquer das redações recebidas, sempre mencionando o nome de seu/sua autor(a), nos termos previstos no regulamento completo.


12. O preenchimento da Ficha de Inscrição Eletrônica e envio da redação implica na aceitação incondicional – cuja ratificação, por escrito, poderá ser exigida pelo Organizador, a qualquer tempo, de qualquer dos participantes –, pelo participante e por seus representantes legais, de todas as disposições do Regulamento, cuja versão completa está disponível para consulta e impressão na página eletrônica do Concurso na Internet (www.ecofuturo.org.br/concursocultural), Os termos desse regulamento e as datas nele previstas poderão ser alterados pelo Organizador, a qualquer tempo, independentemente de prévio aviso.


13. Suas dúvidas podem ser esclarecidas por meio da página eletrônica do Concurso na Internet (www.ecofuturo.org.br/concursocultural) ou pelo "e-mail" da Central de Relacionamento do Concurso (concursocultural@ecofuturo.org.br).


Fonte: Instituto Ecofuturo

2º Festival de Vídeo nas Escolas com inscrições abertas até 26 de Agosto


O Coletivo Nossa Tela, em parceria com Sinpro- SP, o Cine Olido, o Programa nas Ondas do Rádio da Secretaria Municipal de Educação e a Associação Cultural Kinoforum, está organizando o 2º Festival de Vídeo nas Escolas. O projeto tem como objetivo exibir vídeos produzidos em escolas públicas e privadas de todo o Brasil e refletir sobre o uso do vídeo nas salas de aula.



As inscrições estão abertas até 26 de agosto e o evento será realizado no Cine Olido, no centro de São Paulo, nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2011, com exibições e seminário sobre a produção audiovisual no contexto escolar.

Inscrições – As inscrições podem ser realizadas de 15 de junho a 26 de agosto de 2011, pelo site KinoOikos (
www.kinooikos.com) . Todos os inscritos deverão estar vinculados a uma instituição de ensino básico (Infantil, Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos ou Técnico) público ou privado. Todo o processo de inscrição é online, inclusive o envio do vídeo, que deverá ser realizado por upload no Site KinoOikos. Todas inscrições devem ser realizadas por um professor ou um gestor da escola, criando um login e senha no site kinooikos, pois estamos mapeando os projetos de educomunicação desenvolvidos nas escolas.



Categorias – Os filmes serão classificados em:
1. Sala de aula – vídeos produzidos por um grupo de estudantes com mediação de professores. Para esta categoria o diretor deve ser um aluno, mesmo quando o filme tiver direção coletiva.
2. Professores – vídeos produzidos/dirigidos por professores, dentro ou fora da escola. A idéia é premiar o professor autor/cineasta, uma homenagem ao dia do professor.

Premiação – em cada categoria o vencedor receberá:
- 1º lugar uma Câmera Filmadora HandyCam HD e troféu
- 2º lugar uma Câmera Fotográfica e troféu
- 3º lugar uma Câmera Filmadora de bolso e troféu,
Haverá ainda Menção Honrosa do Júri do Festival.
Obs. A premiação será concedida à pessoa responsável pelo filme.


Produção de classificados

Veja como a professora Michele Martini, do 2º ano da EMEB Frade, que fica em Vargem Alta/ES, criou uma atividade com os alunos a partir do jornal A Gazeta/ES. Michele, que faz parte do projeto A Gazeta na Sala de Aula, trabalhou a produção de classificados com a garotada.

Você também pode usar o jornal de sua cidade e fazer atividades em sua escola. Depois, é só mandar que a gente publica aqui no blog. Mas lembre-se: antes de realizar qualquer trabalho com os alunos, é importante ter bem claro os seus objetivos.

Objetivos:
• Explorar o jornal A GAZETA e suas características.
• Perceber a importância de preservar o meio ambiente.
• Observar e fazer uso das características estruturais e lingüísticas próprias de um classificado.
• Utilizar o jornal como instrumento de ensino-aprendizagem na sala de aula.

Desenvolvimento:
• Distribuição do jornal A GAZETA para apreciação.
• Utilização do jornal como apoio pedagógico, com foco nos classificados.
• Apresentação do livro “Aves do Sertão” de Istvan major e Arlene Holanda.
• Estímulo à reflexão dos alunos sobre preservação.
• Discussão sobre por que vale a pena preservar.
• Sensibilização sobre o tema trabalhando por meio de roda de conversa.
• Produção de classificados sobre animais ameaçados de extinção.

Comentário:
“A turma se mostrou dinâmica e interessada. As atividades desenvolvidas valorizaram a realidade dos alunos e despertou o interesse pela preservação”.

Professora: Michele Martini de Backer Fachim
Escola: EMEB Frade
Série: 2º ano
Município: Vargem Alta/ES

A evolução da cultura digital na Educação

Compartilhamos infográfico do Instituto Claro sobre a evolução da cultura digital na Educação!