quinta-feira, 30 de junho de 2011
Nova promoção do Blog Educação busca sensibilizar alunos para o valor dos estudos e da escola
Para isso, basta que enviem mensagens pelo perfil @blogeducacao do Twitter, usando a #ligadonaescola e dizendo qual é a atividade, o nome da escola e o ano da realização. O importante é que sejam projetos e ações que, mesmo iniciadas em anos anteriores, ainda estejam acontecendo. As mensagens poderão ser enviadas de hoje (29) até o dia 6 de julho. Ao término da promoção, um sorteio determinará o vencedor que levará como presente um kit, contendo mochila, agenda, caderno e caneta.
A participação é aberta a estudantes tanto de escolas privadas como da rede pública (municipal, estadual e federal). Confira abaixo todos os detalhes da promoção, bem como exemplos de iniciativas que podem ser relatadas:
Sensibilização de alunos
A promoção Ligado na Escola, do Blog Educação, tem como base o segundo ciclo de trabalho do projeto Parceria Votorantim pela Educação, cuja temática é “sensibilização dos alunos para o valor da educação”. Nesta etapa, o desafio da equipe de mobilização do projeto é justamente o de fazer com que os estudantes percebam que estudar a vale a pena e o quanto esse investimento traz benefícios para o seu desenvolvimento pessoal e da sociedade.
Promoção “Ligado na Escola”
Público
A promoção é destinada somente a alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, das redes municipal, estadual e federal de todo o país.
Dinâmica da promoção
- Para participar, o aluno deve enviar uma mensagem para o perfil do Blog Educação no Twitter (@blogeducacao), contendo as seguintes informações: #ligadonaescola + iniciativa da qual participa na escola + o nome da escola + cidade + data
Exemplo 1: #ligadonaescola: Participo neste ano do grêmio estudantil da EMEF Raquel de Queiroz (Piracicaba) e tem sido muito interessante.
Exemplo 2: #ligadonaescola: Desenvolvo um projeto de reciclagem de garrafas pet na EEEM Carlos D. Andrade (S.José dos Campos) desde 2010.
Obs.: Como as mensagens no Twitter só podem conter até 140 caracteres, o nome da escola e da cidade podem ser abreviados.
Confira abaixo outros exemplos de iniciativas que se enquadram na promoção:
- Elaboração do jornal e rádio escolar
- Campanhas (arrecadação de livros e outros materiais)
- Projetos de valorização e estímulo à leitura
- Olimpíadas do Conhecimento (Matemática, Língua Portuguesa, Química, Biologia, História etc)
- Prêmios e concursos estudantis
- Projetos para feiras promovidas na escola, na cidade ou no país (exemplo: feira cultural, feira de ciências etc)
- Oficinas culturais, esportivas e de comunicação
- Campeonatos de esportes internos ou com participação da comunidade
- Projetos de informática
Para saber mais, acesse: http://www.blogeducacao.org.br/nova-promocao-do-blog-educacao-busca-sensibilizar-alunos-para-o-valor-dos-estudos-e-da-escola/
terça-feira, 28 de junho de 2011
Vida Maria
Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece."VIDA MARIA" é um projeto premiado no "3o. PRÊMIO CEARÁ DE CINEMA E VÍDEO", realizado pelo Governo do Estado do Ceará.Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no Sertão Cearense, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada.
Vida Maria - Filme de Márcio Ramos, com trilha sonora original de Hérlon Robson.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Acessar rede social é o principal uso da internet no celular
As páginas de relacionamento são utilizadas durante 32% do tempo gasto na navegação pelo celular nos últimos três meses, com domínio do Facebook (65%), seguido pelo Orkut (60%) e pelo Twitter (44%).
O acesso a sites da web aparece em segundo lugar, com 19% do tempo, à frente do acesso ao e-mail, com 17%.
De acordo com Humberto Perissé, diretor da Quanti --uma das responsáveis pela realização da pesquisa--, a mudança do perfil de uso da internet pelo celular está associada ao aumento do tempo gasto com o uso pessoal.
Os dados mostram que ele passou para 76% nos últimos três meses, ante cerca de 60% no mesmo período do ano passado. Os outros 24% são gastos na navegação para uso profissional.
No Brasil, a venda de serviços de valor adicionado chegou a R$ 2,141 bilhões no primeiro trimestre do ano, chegando a 18% das receitas de serviços das operadoras móveis. Dentro desse valor, o uso da internet corresponde a 48% do faturamento.
O país responde por 45% das vendas de serviços de web móvel na América Latina. "O Brasil é o maior mercado nesse segmento, e também o que mais cresce", afirma Rafael Steinhauser, presidente da Acision para a América Latina.
Fonte: Folha de São Paulo/ Giuliana Vallone 27/06/2011
Crianças fazem propaganda para jornal
Folha da Região apresenta ‘Ler para Crescer’

Democratizar a informação, apoiar a Educação e ajudar na transformação social para o exercício da cidadania, tudo isso por meio das informações veiculadas pelos jornais. Estes são os objetivos do Programa Ler para Crescer que a Folha da Região implantou em 2011. O trabalho é fruto do amadurecimento do Projeto Folha da Região na Sala de Aula, lançado em março de 1994, e que até 2010 serviu aproximadamente 400 mil estudantes e 3 mil professores de Araçatuba e região.
O Ler para Crescer quer valorizar o uso do jornal como recurso didático-pedagógico em ambientes socioeducativos para estimular o gosto pela leitura e contribuir para a formação de cidadãos participativos na consolidação de uma sociedade mais justa. “A leitura é capaz de transformar, para melhor, uma sociedade”, acredita Ana Eliza Assis Lemos Senche, diretora-geral da Folha da Região e idealizadora do projeto há 17 anos.
COMPROMISSOTodo trabalho está alinhado com as diretrizes do Programa Jornal e Educação da ANJ – Associação Nacional de Jornais, que visa oportunizar o acesso ao jornal para todas as camadas da população, valorizar a informação como instrumento de construção da cidadania e contribuir para um aprendizado mais pleno da leitura e da escrita.
“A leitura de jornais ajuda na compreensão do mundo, cria alternativas para expressão de atitudes cidadãs, colabora com a dinamização do currículo escolar e amplia a capacidade de reflexão, verbalização e organização de ideias dos alunos”, afirma Ayne Regina Gonçalves Salviano, coordenadora do Ler para Crescer.
“Acho que o treinamento validou muito mais este trabalho com jornal em sala de aula, pois tivemos acesso direto ao que é e como é um jornal, diferente dos outros cursos em que ainda ficávamos com uma imagem distante desse instrumento. A troca de experiências, ideias, sugestões foi maravilhosa. Estou ansiosa por todos os frutos que daqui, a partir dessa experiência, colherei”, comentou Sandra Maria Moreira da Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Cristiano Olsen. Os cursos, totalmente gratuitos, começam todo início de semestre e se estendem ao longo do ano.
O Programa Ler para Crescer é uma iniciativa de cunho institucional da Folha da Região e recebe apoio de empresas socialmente responsáveis para as atividades.
As escolas e entidades, associações e organizações de cunho educativo que desejam participar precisam se inscrever e para é preciso entrar em contato pelo telefone (18) 3636-7814 ou enviar e-mail paralerparacrescer@folhadaregiao.com.br. Todos os participantes recebem uma assinatura gratuita da Folha da Região, que também distribui – semanalmente - 20 exemplares para cada unidade desenvolver atividades com crianças, jovens e adultos. Professores e alunos podem fazer visitas monitoradas à empresa de comunicação. Os professores têm cursos de formação continuada com profissionais especializados e, junto com os alunos, podem participar dos concursos culturais. Todas as ações são divulgadas semanalmente em página especial do Ler para Crescer na Folha.
Podem participar profissionais da Educação das redes pública e privada de Araçatuba e região, além de estudantes. São 20 vagas para cada turma.

Acompanhe as datas e horários publicados semanalmente, às terças-feiras, na Folha. Os contatos devem ser feitos pelo telefone (18) 3636-7814ou pelo e-maillerparacrescer@folhadaregiao.com.br. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada das inscrições

Papel da escola deve ir muito além da disciplina e do conhecimento
Compartilhamos texto da psicóloga Brenda Marcelletti de Oliveira, publicado na coluna Corpo e Saúde, do MSN Brasil, sobre a importância da sensibilidade e de um olhar atento dos funcionários da escola em direção aos pais e alunos.
Por Dra Blenda Marcelletti de Oliveira
Corpo e Saúde MSN Brasil
Era muito cedo, por volta das sete horas da manhã. As berçaristas se movimentavam, atendendo as mães e recebendo os bebês e as crianças que ali chegavam. Eu, como psicóloga, estava lá fazendo um trabalho de capacitação para pajens e, para isso, tinha que observar a rotina do berçário, assim como a cultura que permeava o lugar antes de propor qualquer trabalho.
De repente, chega uma mãe muito apressada, como quase todas que precisam deixar seus filhos no berçário. O tempo é curto para chegar ao trabalho e elas precisam cumprir sua rotina extenuante para dar conta de oferecer aos seus filhos o melhor. A mãe era muito jovem e tinha traços delicados, mas passava um ar de muito cansaço e certo distanciamento da mulher que vivia dentro dela. Seu filho, uma criança de um ano, parecia muito assustado, como se tivesse sido acordado repentinamente.
A pajem que recebeu mãe e filho era uma pessoa muito simples, mas, ao mesmo tempo, muito sensível. Observando a situação, então, ofereceu a mãe um tempinho para que ela e filho digerissem aquele momento de separação. Embora seja um acontecimento comum, ela achou que este merecia atenção especial.
Em silêncio, apenas recebeu o bebê em seus braços e, ternamente, colocou a mão sobre o braço da mãe. Esta começou a chorar de maneira intensa. Felizmente, a sensibilidade daquela berçarista foi capaz de perceber a necessidade daquela mãe. Dizem que a verdade está no silêncio.
Com uma voz doce e sem expectativa de resposta, tampouco de interpretações, a pajem perguntou, cuidadosamente, se ela gostaria de falar. A mãe, aliviada, acenou afirmativamente com a cabeça. Foram para um canto elá ficaram por quase meia hora. Terminada a conversa, a mãe saiu aparentemente aliviada. Parecia ter encontrado um grande e empático continente para suas angústias. Angústias vividas por várias mulheres que se perdem na função de mãe e provedora.
A berçarista me contou, posteriormente, que aquela mãe revelou que sofria de maus tratos por parte do marido, um homem desempregado, alcoólatra e violento. Seu filho, com frequência, acordava assustado com os gritos, xingamentos e violências do pai.
Esta é uma história que se repete todos os dias. A diferença acontece quando se encontra alguém com quem é possível compartilhar as dificuldades sem julgamentos, interpretações ou sugestões do que se deve ou não fazer.
Esta foi uma cena marcante presenciada por mim. Refleti como o berçário e a escola são - quando partilham de uma visão humanista - grandes centros de ajuda, onde se pode encontrar amparo e alternativas.
Percebi como deixamos, muitas vezes, de oferecer uma despretensiosa escuta, livre de preconceitos, de interpretações prontas e conceitos carregados de moralismos. Sabemos muito pouco do que se passa no mundo de cada um e, por isso, a escola precisa resgatar o seu lugar de formador, o seu lugar de escuta. Estes são aspectos extremamente importantes no aprendizado de uma criança, principalmente quando a família é incluída neste processo.
Mais que o preparo técnico dos nossos educadores, é cada vez mais importante a formação pessoal daqueles que pretendem assumir a função de formadores das nossas crianças. Aquela berçarista era uma pessoa muito, muito simples. Não conhecia as teorias psicológicas, mas tinha um profundo conhecimento do humano. Uma sabedoria quase natural.


