Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O POVO na Educação reúne especialista para discutir Mídia, Infância e Ética

A professora PhD e pesquisadora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, Inês Vitorino, e o jornalista Plínio Bortolloti, ex-ombudsman e atual assessor da presidência do grupo O POVO de Comunicação, participaram do 1 º Encontro de Educadores do O POVO a Educação, programa desenvolvido pelo jornal O POVO, de Fortaleza/CE, no dia 24 de junho.

Inês Vitorino falou sobre a relação Mídia e Infância e Plínio Bortolotti conversou com os educadores sobre comunicação é ética.

Cerca de 70 professores de vários municípios cearense estiveram presentes no evento, que teve ainda apresentação do grupo de Flautas Doces do IFCE, regido por Cecília do Valle, coordenadora e professora do Curso de Música do instituto.

Fonte: O POVO na Educação 26/06/2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quantidade de notícias sobre educação na Internet duplica a cada ano, revela estudo

A quantidade de notícias sobre educação na Internet duplicou a cada ano entre 2007 e 2010 no Brasil, passando de 16.466 publicações no primeiro ano, para 118 mil. A constatação é de uma pesquisa feita em mídias online e redes sociais, pelo grupo de monitoramento Miti Inteligência, divulgada em junho de 2011. O estudo observou aumento da repercussão de debates sobre ensino tanto por parte da imprensa, quanto dos usuários.


A coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Iracema Nascimento, avalia que a cobertura da imprensa tem melhorado. “Antes, apenas vestibular e ocorrências em escolas eram abordados pela mídia, mas podemos ver que mudou”, afirmou em declaração.


Para a secretaria executiva da Rede Andi Brasil, Ciça Lessa, “focar em determinados temas, como a educação, é importante para dar visibilidade e influenciar na inclusão do assunto nas discussões e decisões de gestores públicos”, avaliou também em declaração. “Agora, a qualidade desta informação é outra coisa e também precisa ganhar força”.


Os dados da pesquisa, intitulada A Educação no Brasil, mostram ainda que o ensino médio é o maior foco das notícias, aparecendo em 58% das matérias analisadas. A maioria das informações evidenciava a necessidade de qualificação mínima para conquistas no mercado de trabalho, revelou a Miti, em nota.


Nas redes sociais, os assuntos mais comentados foram ensino médio e superior, que receberam altos índices de críticas. No caso do ensino médio, a quantidade de citações negativas é quatro vezes maior que as positivas. Sobre o ensino superior, também há mais menções pejorativas.


Voz do jovem

Com a análise, uma das conclusões tiradas foi de que jovens e adolescentes tratam com descaso a escola em seus diferentes níveis de ensino. Nas redes sociais, o monitoramento verificou grande quantidade de interações em que usuários demonstram sua insatisfação em ir para a aula, tratando a prática dos estudos apenas como uma obrigação.


De acordo com educadores, a desmotivação dos alunos vem sendo constatada, o que acaba por refletir mais diretamente nos professores, iniciando um ciclo de desvalorização da escola.

Fonte: Portal Aprendiz 17/06/2011

Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo

Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo - Sugestão de texto escrito pela professora e pesquisadora Graça Caldas: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf

Poesia e jornal

Que tal levar poesia para a sala de aula? Poesia e notícia de jornal!!! Que tal? Compartilhamos o vídeo do poema "Separação", do grande poeta brasileiro Affonso Romano de Sant'Anna, para inspirá-los.

Jornalismo Educativo

As notícias de jornal podem ser aproveitadas de muitas formas na sala de aula. Desde um caloroso debate a atividades criativas, jogos, criação de produtos, pesquisas, etc. Conheça dois projetos que estão trabalhando com notícias de jornal e melhorando a educação:



Projeto Primeias Notícias - Educarede/ Fundação Telefônica




Jornalismo Educativo



terça-feira, 21 de junho de 2011

A Gazeta na Sala de Aula reúne 400 educadores no Seminário “Escola e família, espaços de paz”


A Gazeta na Sala de Aula, desenvolvido pelo jornal A Gazeta (ES) reunirá 400 educadores participantes do programa em um seminário, no dia 28 de junho, das 8h30 às 16h, no Centro de Convenções de Vila Velha, no Espírito Santo. O evento tem o objetivo de capacitar os professores sobre o tema escolhido para 2011: “Escola e família, espaços de paz”.

Na programação, a professora Terezinha Azerêdo Rios falará sobre “Cultura de paz na escola e na família”. Mestre em Filosofia pela PUCSP e doutora em Educação pela USP, Terezinha é assessora e consultora em projetos de formação de professores e educação continuada de profissionais de diversas áreas. Também é autora dos livros “Ética e Competência e Compreender e ensinar – por uma docência da melhor qualidade” e “Filosofia na escola – o prazer da reflexão”, em parceria com Marcos Lorieri.

Além disso, a palestra “Escola e família unidas contra o bullying”, com a mestre em Psicologia e comentarista da rádio CBN, Adriana Müller, é uma das mais aguardadas do evento. Pelo interesse despertado pelo tema, a palestra será transmitida ao vivo, a partir das 14h30, pelo portal Gazeta Online (www.gazetaonline.com.br).

O evento traz ainda a palestra “Paz também se aprende na escola”, com o professor Fábio Flores, que é graduado em Geografia e especialista em Formação Docente. O professor também fará um Stand up Comedy para os professores, já que dirige, atua e produz o Grupo de Humor “Comédia a la Carte”, especializado no gênero. Ele é atualmente o humorista stand up comedy capixaba mais visto no Youtube, alcançando a marca de meio milhão de visualizações.

Fonte: A Gazeta na Sala de Aula

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Revista da Mônica chega ao número 500


Depois de 40 anos, em que a personagem mudou de casa - passando por três editoras - e até ficou mais fofinha, não gorducha, a revista da Mônica acaba de atingir a marca histórica de 500 edições. Criada por Mauricio de Sousa em 1963, a menina de vestido vermelho e coelho azul nos braços ganharia revista própria em 1970, pela editora Abril.


Duzentos números depois, em 1987, ela passaria a ser publicada pela Editora Globo, que lançaria 246 edições da revistinha. E, em 2007, chegaria em sua casa atual, a Panini, que mandou para as bancas, esta semana, o número 54 do gibi, equivalente à edição 500.
A personagem de Mauricio cresceu tanto nestes anos que ganhou até versão adolescente, com direito a namoro com seu amigo do bairro do Limoeiro, o Cebolinha. Mas, apesar do sucesso da turma jovem, a versão clássica da turminha continua firme e forte, com histórias espertas. É o que podemos ler nesta edição especial, de número 500.



São duas histórias em quadrinhos. Na primeira, Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e Jotalhão descobrem que todas as lembranças destes 40 anos de aventuras desapareceram do quarto da memória. E, com a ajuda do lápis mágico da Marina, partem em busca do tesouro que deveríamos guardar dentro de cada um de nós. Poesia pura.


Na segunda HQ, estrelada pelo Cebolinha (cuja revista vai demorar dois anos e dois meses para chegar ao número 500, reclama ele), descobrimos o que aconteceria se outro personagem tomasse o lugar da Mônica na comemoração da marca histórica. E se ela nunca tivesse sido a garota mais popular - e forte - da rua? Só viajando no tempo para tentar consertar.


Fonte: O Globo/ Telio Navega - 20.06.2011