Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Escolas investem em brincadeiras que ajudam a melhorar raciocínio das crianças

Foi-se o tempo em que aula boa nas turmas dos anos iniciais era aquela em que o professor, com giz em punho, parava entre as crianças e o quadro negro e discorria sobre diversos assuntos durante horas. Novas ideias que estimulam a vontade de os alunos aprenderem de uma forma diferente, e sintam prazer com isso, vêm ganhando adeptos em escolas.


(Legenda: No Colégio Farroupilha, alunos do Ensino Fundamental são estimulados a pensar antes de agir, por meio de brincadeirasFoto:Genaro Joner / Agencia RBS)


Apostando na utilização de jogos de raciocínio para desenvolver as capacidades sociais, cognitivas, emocionais e éticas é que colégios como Farroupilha e Anchieta, ambos de Porto Alegre, adotaram a metodologia Menteinovadora. Oferecida para turmas de 1º e 2º anos na unidade Três Figueiras e de 1º a 4º ano na unidade Correia Lima, no Colégio Farroupilha, e da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental no Colégio Anchieta, a atividade conta com um período semanal de 60 minutos.

Usando o método Detetive, crianças aprendem a perguntar mais, investigar e desenvolver a curiosidade. No jogo Procurando o Dodô, com cartas ilustradas sobre a mesa (ou no chão), e as crianças de olhos fechados, um dos participantes esconde uma carta.


Na sequência, já de olhos abertos, os pequenos vão fazendo, um de cada vez, perguntas para eliminar as cartas que não interessam. Exemplo de uma pergunta que pode ser feita: a carta tem algum detalhe em amarelo? Se a resposta for não, descarta-se as que têm algo nessa cor. Por fim, quem descobrir a carta que foi escondida é o vencedor. No tradicional jogo de damas, são exigidos das crianças raciocínio e concentração, características importantes para o aprendizado de matemática, entre outras matérias. Mas as atividades não se restringem ao trabalho em sala de aula. Cada aluno tem um material para, em casa, interagir e brincar com a família.

A professora Lia Gradin, do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Farroupilha, destaca o método do Semáforo como um bom exemplo de atividade que transcende a aula e extrapola os limites da escola. Segundo ela, as ações parar, pensar e agir — equivalentes às cores vermelho, amarelo e verde das sinaleiras — são aplicadas pelos alunos em outras atividades do dia a dia.



— Eles estão amadurecendo muito. É um grupo que gosta de desafios — ressalta a professora.



A opinião é compartilhada por sua colega, a coordenadora do Ensino Fundamental, anos iniciais, Márcia Beck Terres:



_ Temos percebido uma aceitação muito boa tanto pelos alunos quanto pelos professores, pais e responsáveis que têm a oportunidade de interagir com os filhos.



Brincadeiras para resolver problemas do cotidiano

A metodologia foi trazida pela direção dos dois colégios após apresentação em São Paulo. Equipes de professores e coordenadores foram treinadas, e as atividades são coordenadas pelo próprio professor da turma. Em uma sala que conta com os jogos, os alunos desenvolvem as atividades em um grande grupo, com peças de maior tamanho. Depois dessa iniciação, passam a jogar em pequenos grupos, sob a supervisão do professor.



— Ele (o método Menteinovadora) trouxe aquilo que realmente se propunha. Envolve a questão lúdica, e os alunos aprendem a refletir sobre como estão pensando — conta a orientadora pedagógica do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Anchieta, Dóris Trentini.



As atividades, agrupadas por métodos, têm como objetivo não apenas desenvolver capacidades dos alunos para serem aproveitadas nas disciplinas tradicionais, mas mostrar às crianças como resolver questões do cotidiano. Alguns temas trabalhados por meio dos jogos são a resolução de problemas: planejamento e tomada de decisões (cognitivos), como lidar com emoções e autoconfiança (emocionais), trabalhar em equipe, comunicar-se e resolver conflitos (sociais) e respeitar e agir para o bem comum (éticos).



Para brincar em casa

Veja alguns métodos que são trabalhados nas escolas e que podem ser aproveitados em casa. Na hora de escolher, em uma loja, um jogo para o seu filho, eles podem ajudar:



:: Método do Detetive: identificar informações importantes por meio de perguntas, estilo utilizado pelo mediador no processo de descoberta dos obstáculos e na busca de pistas que tornem possível a resolução de problemas.



:: Método das Aves Migratórias: explicita que cooperação e harmonia de um sistema de lementos que trabalham juntos são fundamentais. É necessário definir um objetivo grupal, buscar uma estrutura, verificar a satisfação dos indivíduos do grupo e buscar o equilíbrio entre os objetivos pessoais e grupais.



:: Método do Semáforo: contribui na distinção das características relevantes e irrelevantes do contexto da ação, auxilia o desenvolvimento da habilidade de controlar a impulsividade e possibilita a reflexão de como podemos nos posicionar diante das situações do cotidiano. Este método é constituído por três etapas: parar, pensar e agir.

Fonte: Caderno Meu Filho - ZH 31/05/2011

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Gazeta na Sala de Aula aposta no skype em eventos

Educadoras que fazem parte de A Gazeta na Sala de Aula, desenvolvido pela Rede Gazeta/ A Gazeta (ES) visitaram o Museu Vale, em Vitória durante II Encontro Regional do programa, que teve como palestrante a consultora Silvia Costa.

Foi um sucesso o II Encontro Regional do programa A Gazeta na Sala de Aula, que reuniu 30 monitores no último dia 27 de maio, na sede da Rede Gazeta (ES). A ferramenta web skype foi a vedete do evento. Ela foi usada para a palestra da consultora Sílvia Costa, que falou sobre cultura de paz na escola e na sociedade. “O recurso da palestra na internet possibilita a interação dos educadores e excelentes profissionais, mesmo à distância”, disse a monitora do município de Guarapari, Maria da Penha Schimitd Buloto.

A palestrante Sílvia Costa também gostou da experiência. “Duas pessoas que têm um trabalho internacional super importante acharam o máximo nossa experiência por skype e vão incorporá-la aos seus trabalhos”, comentou. A coordenadora do programa A Gazeta na Sala de Aula, Cristina Barbiero Moraes, conta que a palestrante se colocou à disposição de outros coordenadores de projetos de Jornal na Educação para bate papos via skype. “Como não há deslocamento, fica mais fácil para o palestrante. Conseguimos ter palestrantes de nível nacional para os nossos eventos graças ao skype”, afirma.

Na parte da tarde, os monitores visitaram a exposição “Anticorpos”, no Museu Vale, em Vitória. “A visita ao museu foi maravilhosa. A Gazeta é para nós um curso de extensão cultural, amplia nossos conhecimentos e nos põe em contato com as inovações”, avalia a outra monitora do município de Guarapari, Maria Rosina Russo Capistrano.

Fonte: A Gazeta na Sala de Aula/
Marcela Tessarolo 02/06/02011

Tweets na hora certa

Sua empresa fez um perfil no Twitter, conquistou muitos seguidores e já publica conteúdo regularmente. Ótimo, mas você sabe quantas pessoas vêem seus tweets e a que horas mais seguidores seus estão online? O Oneforty selecionou sete ferramentas que lhe dizem o melhor momento de tuitar (abaixo, segue um painel de monitoramente feito pelo Tweetstats). Olha só que bacana:
When to Tweet: analisa os momentos do dia em que seus seguidores costumam tuitar e lhe informa a melhor hora para publicar algo. O serviço é gratuito.
Tweriod: organiza os comentários sobre seu perfil em gráficos e informa quando seus seguidores estão online, quando publicam conteúdo ou respondem mensagens.
Tweetstats: mostra os períodos do dia em que você mais tuita e quando seus seguidores estão mais ativos no Twitter.
Timely: avalia seus últimos 199 tweets e diz quais foram menos eficientes. Essa ferramenta informa a melhor hora de publicar conteúdo de acordo com os horários de maior atividade de seus seguidores. Com ela você também pode acessar dados como
retweets, comentários e visualizações do seu perfil.
SocialFlow: analisa retweets, comentários e alcance dos tweets em cada período do dia e compara informações atuais com dados mais antigos, mostrando mudanças no comportamento dos seguidores.
Crowdbooster: monta uma tabela com tweets, retweets, comentários e respostas dos seguidores e lhe diz qual o melhor momento para publicar conteúdo.
TweetWhen: cria um gráfico com os melhores horários para tuitar e outro com os melhores dias da semana.

Fonte: http://resultson.com.br/blog/tweets-na-hora-certa/

Inspiração



Seja também um mobilizador pela Educação

Compartilhamos abaixo matéria publicada no Blog da Mobilização/ Blog Educação mostrando o envolvimento de funcionários do Instituto Votorantim em prol da Educação. Você e seus colegas também podem envolver-se nessa mobilização. Leia e inspire-se!



Marco fala sobre o valor da educação para o colega


Por Cleide Quinália / Blog Educação

No trajeto até o trabalho, num bate-papo com os colegas, na reunião de pais na escola dos filhos e até mesmo pela internet. Muitas situações comuns na vida diária, e que por vezes passam despercebidas pelas pessoas, podem se transformar em boas oportunidades de mobilização pela educação. “O importante é ficar atento a essas ocasiões e ter a sensibilidade para reconhecer os bons momentos de colocar o assunto em pauta”, recomenda Marcos Martins, amostrista da Unidade Votorantim Metais em Miraí (MG) e um defensor da educação no município.


Marcos está entre os quase 500 funcionários das empresas do Grupo Votorantim que já abraçaram a causa em prol da educação e hoje são importantes multiplicadores do projeto Parceria Votorantim pela Educação em suas comunidades.

Ele conta que sempre se interessou por questões sociais e ambientais e, ao conhecer o Parceria, viu a chance de contribuir de forma ainda mais efetiva. “Fiquei muito feliz quando a mobilizadora local me convidou para ser um multiplicador das ações do projeto. Acredito que todo mundo pode fazer a sua parte para melhorar o ensino do país, basta doar um pouco de tempo para isso. Mobilização pela educação é uma questão de cidadania”, diz.


Funcionário da Unidade há 3 anos, Marcos explica que sempre que pode procura conversar com as pessoas a sua volta a respeito do valor da educação, reforçando a importância da família acompanhar com atenção a vida escolar dos filhos. Para isso, ele segue sua recomendação à risca: aproveita todas as oportunidades que surgem, e que aliás, não são poucas, segundo o amostrista.Um bom exemplo foi o trabalho de mobilização que ele realizou junto aos colegas da empresa que utilizam a mesma van de transporte que ele. “Durante o trajeto sempre vamos conversando sobre os mais variados assuntos, então, por que não conversar sobre educação também?”, questiona Marcos. “Foi um bate-papo informal, mas que serviu para refletirmos sobre o tema”, afirma, ao se lembrar da ação.

A mesma descontração, somada ao senso de oportunidade, foi o que motivou Marcos a também falar do assunto com os porteiros e a equipe de cozinheiras da Unidade, com os colegas do curso técnico de mineração que frequenta, com professores da Escola Municipal Dores da Vitória e até realizar uma visita na Escola Municipal Dr. Justino Pereira, localizada na região central da cidade.

Daniele Pedrosa, mobilizadora do projeto Parceria em Miraí, tem acompanhado de perto as ações e não podia estar mais satisfeita com o apoio que vem recebendo do colega. “Marcos tem se mantido bastante atento às oportunidades de mobilização e isso é fundamental para o sucesso do projeto. Quanto mais pessoas estiverem engajadas, maiores serão os ganhos para a educação do município”, avalia Daniele, que complementa: “Sei que a falta de tempo dos colegas dificulta muitas vezes o trabalho, por isso, é importante valorizarmos o esforço de cada um.”

Diálogo com os pais
Assim como Marcos, outros funcionários também estão fazendo a sua parte para sensibilizar um número cada vez maior de pessoas da comunidade, fortalecendo assim o trabalho de mobilização pela educação. Em Piracicaba (SP), por exemplo, o operador de prensa de colagem da Unidade da Fibria local, Ronaldo da Silva Matos, deixou de lado a timidez para falar sobre o tema a um grupo de pais da Escola Municipal Professor Taufic Dumit, na qual seus dois filhos estudam.

Ronaldo reforça a conscientização das famílias


Acostumado a participar das reuniões mensais que a escola realiza, Ronaldo aproveitou a ocasião para compartilhar com os demais participantes um pouco de sua visão sobre a importância da educação na formação e desenvolvimento de uma pessoa. Baseado no conteúdo da cartilha do Ministério da Educação (MEC) Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, o operador convidou a todos a uma reflexão sobre o papel da família na educação.


“Sensibilizar a comunidade para o valor do ensino é uma tarefa longa e contínua, que exige muito diálogo e a contribuição de todos. E como a escola já desenvolve uma dinâmica voltada à participação da família, procurei repassar as mesmas informações que os mobilizadores já haviam transmitido para mim”, explica Ronaldo.

A ação aconteceu no final de abril e foi dividida em duas etapas, de modo a abranger os integrantes das reuniões realizadas nos dois turnos de aula: manhã e tarde. Ao todo 284 pais, 25 professores e 15 funcionários da escola ouviram com interesse a apresentação de Ronaldo, recebendo ao final exemplares da cartilha.

Mobilização na internet
Em tempos onde as redes sociais e os blogs viraram instrumentos de sensibilização social, o técnico em manutenção elétrica Olavo Daniel Donizetti, da Unidade da Votorantim Cimentos, em Sobradinho (DF), dá o exemplo.Disposto a contribuir de alguma maneira com as ações de mobilização para a educação, o jovem decidiu utilizar o seu blog pessoal como um canal de informação sobre a temática. Para tanto, ele criou uma seção específica chamada “Projetos Sociais”, onde postou o vídeo de apresentação do projeto Parceria Votorantim pela Educação.

Segundo Olavo, a ideia de aproveitar os recursos da internet para sensibilizar mais pessoas em torno da valorização do ensino surgiu durante uma reunião com o grupo de mobilizadores internos para a elaboração do plano de trabalho para a Unidade. “A proposta é utilizar o blog como uma forma de disseminar o trabalho do projeto e assim engajar mais pessoas a também abraçarem a causa da educação”, diz.


Na opinião do mobilizador local Marcos Elias dos Reis, a iniciativa de Olavo vem se somar aos esforços que a equipe do Parceria está fazendo em prol da melhoria da qualidade da educação no município. “Para que o projeto alcance seus objetivos é fundamental que cada um dê a sua contribuição. Podem ser ações simples como a de Olavo, o importante é que todos participem”, conclui.

Dicas de eventos online!

Compartilhamos abaixo duas dicas de eventos online que você pode participar e ainda convidar seus colegas educadores, jornalistas, pais e alunos.




Protesto online no Facebook e Twittter em prol da Educação

Marcado para 12 de junho, o “Protesto no Facebook a favor da educação no Brasil” já possui 175 mil confirmações. Segundo o texto do evento, nessa data, os usuários são convidados a usar a imagem do movimento e a postar “#QueroEducação” no perfil de suas redes sociais.Inspirado pelo vídeo da professora Amanda Gurgel, visto por mais de um milhão de pessoas pelo YouTube, o organizador do evento e diretor de marketing, Rodrigo Gabriel Pires (ou só RG, como ele se apresenta na internet), afirma que o objetivo do movimento é “unir as pessoas que valorizam a educação”. De acordo com ele, grande parte dos problemas enfrentados hoje no Brasil poderia ser solucionada através da educação, “por isso, é preciso chamar a atenção para a causa”.

Desde que foi criado, no início de maio, o protesto virtual tem recebido diversos pedidos para que aconteça também nas ruas das principais cidades do país. Em resposta a essa demanda, Rodrigo tem articulado com pessoas e organizações uma ação que deve acontecer em 31 de julho. “Ainda estamos conversando sobre essa possibilidade, mas a tendência é que o protesto saia do virtual e se torne real”, declarou ele.

Fonte: Portal Aprendiz/ Raiana Ribeiro



Palestra online gratuita: A mídia como ferramenta de combate ao Bullying

A palestra está sendo organizada pela Escola Virtual para Pais e acontecerá no dia 9 de junho, de 20h às 21h, a partir do site www.escolavirtualparapais.com.br
O palestrante é Ricardo Chagas. Segundo apresentação oficial feira pela organizadora do evento, ele é pesquisador da infância e juventude, Criador do Programa Nacional Caixa de Ferramentas, Consultor Educacional e Familiar, Colunista e Consultor Empresarial nas áreas de Treinamentos, Marketing, Motivação e Vendas.


Entre os temas a serem debatidos estão: Você já ouviu falar em Bullying? Seu filho já sofreu ou cometeu Bullying? Você consegue identificar a massificação do Bullying na mídia? Os desenhos que o seu filho (a) assiste ajudam ou prejudicam nos seus parâmetros familiares de educação e construção de valores?


Além disso, será comentada uma lista de filmes e desenhos que ajudam no combate e na prevenção do Bullying em casa e na escola.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Manchete

Como trabalhar com notícias, textos jornalísticos, etc? O Calvin ensina à maneira dele!
E seus alunos, como usam o jornal? Que tal trabalhar com notícias na sala de aula?