Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Pregão

Para Eduardo Jorge, coordenador do programa Público na Escola, do jornal português O Público, um dos melhores jornais escolares do país é O Pregão.
É editado pela Escola Secundária Martins Sarmento, de Guimarães, e pode ser folheado e lido aqui.
Conheça essa experiência portuguesa e anime-se. Sua escola também pode ter um jornal assim como tantas outras portuguesas e brasileiras.

Redes Sociais - esse é o tema do Concurso Nacional de Jornais Escolares promovido pelo programa português Público na Escola

O programa Público na Escola, do jornal O Público, de Portugal, promove anualmente um concurso de jornais escolares no país. Este ano, o tema será Redes Sociais. Quer saber quais os temas que já foram selecionados desde 2001, quando começou o concurso? Dá uma olhada:
  • Que aprender? Que ensinar? (2000/01)
  • Para que serve a União Europeia? (2001/02)
  • O jornal: que futuro? (2002/03)
  • Que fazer para proteger o ambiente? (2003/04)
  • Como educar para a saúde? (2004/05)
  • Como educar para o consumo? (2005/06)
  • Ler na escola e no mundo do séc. XXI Como? Quando? Onde? Porquê? (2006/07)
  • Que fazer com as novas tecnologias? (2007/08)
  • Por que é que a política também é para nós? (2008/09)
  • O que é uma república? (2009/10)
Veja abaixo a divulgação do concurso no site oficial do programa:
"Entre o que poderá servir para caracterizar o espírito do tempo, não é despropositado referir a lista de palavras mais vezes consultadas no motor de busca Google. O ano de 2010, segundo informa o Google Zeitgeist, o serviço do Google que mostra as palavras mais pesquisadas em cada país, tornou evidente o enorme interesse dos internautas pelas redes sociais. Em Portugal, assim como em muitos outros países, elas encontram-se no topo da lista de palavras mais populares.

As redes sociais têm vantagens e inconvenientes. Rentabilizar as primeiras e eliminar ou atenuar os efeitos dos segundos é um sério desafio – também educativo – que se deve colocar a quem nelas participa. Antes, todavia, é preciso conhecer melhor cada rede social, identificar os riscos que verdadeiramente se colocam, particularmente aos seus membros mais vulneráveis, e perceber de que modo o seu uso pode ser benéfico para a comunidade escolar e o trabalho educativo.

É esse trabalho que o PÚBLICO na Escola quer estimular no presente ano lectivo, razão por que As Redes Sociais são o tema do Concurso Nacional de Jornais Escolares de 2010/11".

Fonte: Eduardo Jorge Madureira - Coordenador do Público na Escola

Universidade Gama Filho disponibiliza Biblioteca Digital

Através de um serviço disponível de forma gratuita, a Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho está aberta ao público e pode ser mais uma fonte de acesso ao conhecimento, pesquisa e inclusão digital.

Segundo o Departamento de Comunicação da universidade, a Biblioteca participa do consórcio internacional OAI - Open Archives Initiative, composto por cerca de 1.200 bibliotecas digitais de universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais de 59 países, que concordaram em compartilhar seus acervos para a difusão e integração de sua produção científica.

Com esta parceria, estão disponíveis neste momento na Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho, artigos de cerca de 30 mil periódicos científicos, teses e dissertações de mestrado e doutorado de importantes universidades do exterior como, por exemplo, Harvard, Yale, Berkeley, Oxford, Cambridge, Universidade de Paris e Universidade do Porto, além de instituições de ensino superior brasileiras como a USP, Unicamp, UFRJ, UFMG, UNB e FGV.

Também estão integrados importantes repositórios como SCIELO e PubMed, além dos acervos digitalizados de várias Bibliotecas Nacionais, como a do Congresso Americano, Biblioteca Nacional da França e de Portugal.

A integração ibero-americana é enfatizada através da integração com a REDALYC, a maior rede científica de publicações da América Latina.


A Biblioteca Digital da Central de Cursos também é integrada com o CNJ - Conselho Nacional de Justiça, STJ - Supremo Tribunal de Justiça e vários Tribunais Regionais do Trabalho, que disponibilizam milhares de pareceres, teses, discursos e sessões jurídicas.

Para acessar a bliblioteca o link é: http://posugf.com.br/biblioteca/

Fonte: Departamento de Comunicação da Universidade Gama Filho

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Parceria Votorantim pela Educação

Experiências do Projeto foram destaque durante Encontro de Lideranças da Mobilização, que aconteceu em Sâo bernardo do Campo, em dezembro.

As boas práticas de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas pelo Instituto Votorantim no âmbito do Projeto Parceria Votorantim pela Educação tiveram destaque entre as exposições realizadas durante o Encontro de Lideranças da Mobilização, evento realizado em São Bernardo do Campo (SP), em dezembro de 2010.

Conduzida pela representante do Instituto Votorantim, Amanda Aragão, a exposição referente ao Projeto integrou as apresentações realizadas durante a segunda mesa de debates do Encontro. As “Estratégias e ações das empresas para mobilizar seus públicos” foi o tema explorado durante esta atividade.

Amanda Aragão explicou a motivação do Instituto em participar e colaborar com o MEC na expansão da Mobilização Social pela Educação. Pontuou, ainda, os itens norteadores do projeto Parceria Votorantim pela Educação:

  • Educação como compromisso de todos
  • Lógica da cooperação X Lógica da doação
  • Foco na qualidade da educação, considerando abordagem territorial
  • Alinhamento a políticas públicas (PDE), com inovação e metodologia
  • Empoderamento das comunidades: controle social

Amanda também explicou que a empresa conta com os ativos da capilaridade geográfica de sua atuação em 39 municípios localizados em todas a regiões brasileiras e do compromisso social de seus funcionários para alimentar sua capacidade e mobilização.

Expôs, ainda, que o Projeto Parceria Votorantim pela Educação visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública, por meio da mobilização social e do apoio à gestão pública, para identificação de oportunidades concretas de desenvolvimento da educação pública local. Além de explicar a forma de trabalho do Instituto no âmbito da Mobilização Social pela Educação, enumerou os setores da sociedade envolvidos no Projeto Parceria Votorantim pela Educação.

Destacou, ainda, os parceiros institucionais como o Ministério da Educação, as Secretarias Municipais de Educação, o Movimento Todos Pela Educação e o Canal Futura que atuam de maneira conjunta no desenvolvimento de ações que buscam incentivar a interação família-escola e a melhoria da qualidade da educação oferecida na escolas públicas do País.

A formação dos mobilizadores promovida pelo Instituto Paulo Freire foi outra parceria destacada por Amanda Aragão que ressaltou, ainda, o apoio de representantes do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).

Especificamente sobre as práticas do projeto, explicou como os funcionários, as comunidades e as famílias são mobilizados. Para desenvolvimento dessas práticas, destacou, ainda, o empenho dos membros da equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Amanda também indicou o Blog Educação da Votorantim para a busca de informações detalhadas sobre o projeto.

Fonte: Blog da Mobilização - 03/01/2011

CLEMi abre inscrições para 22ª Semana de Imprensa e Mídia nas Escolas, na França

O CLEMI, Centro de Ligação do Ensino e Meios de Informação, órgão francês ligado ao Ministério da Educação, já abriu a convocatória para a 22ª Semana de Imprensa e Mídia nas Escolas. O tema deste ano será: Quem faz a informação?

No ano passado (2010) a 21ª Semana de Imprensa e Mídia nas Escolas teve a participação de 4.545.371 alunos do maternal à universidade, 15.000 estabelecimentos mobilizados,
332.079 professores e 16.592 estabelecimentos escolares, além de 1.831 tipos e títulos de mídia.

Abaixo, algumas informações, em francês, retiradas do site oficial.

Semaine de la presse et des médias dans l'école
La Semaine de la presse et des médias dans l’école® permet depuis vingt ans aux élèves de mieux connaître l’univers des médias et comprendre ses enjeux culturels et démocratiques. Elle est organisée par le Clemi (Centre de liaison de l'enseignement et des médias d'informations).

Objectifs de la Semaine de la presse et des médias dans l’école
Chaque année, au printemps, les enseignants de tous niveaux et de toutes disciplines sont invités à participer à la Semaine de la presse et des médias dans l’école®. Cette activité d’éducation civique a pour but d’aider les élèves, de la maternelle aux classes préparatoires à :
comprendre le système des médias
former leur jugement critique
développer leur goût pour l’actualité et à forger leur identité de citoyen
Inscriptions
Les inscriptions des établissements scolaires à la 22e Semaine de la presse et des médias dans l’école® ont lieu du jeudi 6 janvier 2011 au samedi 5 février 2011.L’inscription se déroule sur www.clemi.org
Une seule inscription par établissement est prise en compte.

Thème de la 22e édition de la Semaine de la presse et des médias dans l’école
Le thème de la 22e Semaine de la presse et des médias dans l’école® est : "Qui fait l’info ?".
Il permet de s’interroger sur :
les questions liées aux sources de l’information
au statut et à la déontologie des journalistes
à la différence entre communication et information.

Des ressources pour préparer la Semaine - Le Clemi met à disposition des enseignants un ensemble de ressources et d’informations pour les aider à organiser et préparer la Semaine de la presse et des médias dans l’école. Ils peuvent trouver entre autres sur le site de l’opération : des fiches pédagogiques des informations de dernière minute des coordonnées de tous les médias inscrits des annuaires, des guides pour vous aider à préparer vos animations des propositions d’interventions de journalistes et les opérations organisées pour la 22e édition des archives.

Le Clemi pour une pratique citoyenne des médias
Le Clemi (Centre de liaison de l'enseignement et des médias d'informations) a pour mission de promouvoir, notamment par des actions de formation, l’utilisation pluraliste des moyens d’information dans l’enseignement afin de favoriser une meilleure compréhension par les élèves du monde qui les entoure tout en développant leur sens critique.

Fonte: CLEMI ClemiCentre de liaison de l'enseignement et des médias d'informations - www.clemi.org/ e blog culturamidiaeducacao.blogspot.com

Ensino Médio com tempo integral

A proposta do ministro da Educação de acoplar o Ensino Técnico ao ensino médio, como forma de ampliar o tempo em sala de aula e oferecer uma profissão a quem não chega à faculdade, foi aplaudida por especialistas. O desafio maior, no entanto, é dotar a rede de ensino de mais professores e equipar as Escolas para transformar o projeto em realidade.

Ao anunciar a meta de implantar o ensino médio em tempo integral aliado ao Ensino Técnico, o Ministério da Educação agradou especialistas, mas causou expectativa pela complexidade de aplicação da proposta.

A ideia de o aluno cursar o ensino médio em um turno e fazer o técnico em outro requer formação de professores, parcerias com governos e prefeituras e altos investimentos em infraestrutura nas Escolas.

Mantido no cargo, o ministro Fernando Haddad afirmou ontem, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, que apresentou o projeto à presidente Dilma Rousseff e que ela deu sinal verde para o encaminhamento da proposta à equipe econômica.

Na avaliação do ministro, apesar da ampliação do número de Escolas técnicas federais no governo Lula, houve no período pequeno avanço na integração do ensino médio com o Técnico:– O ensino médio precisa de uma injeção de ânimo muito forte – afirmou à Rádio Gaúcha.

Não há definição de custo estimado nem como seria a aplicação da medida. Haddad disse que, além das 354 Escolas técnicas federais, poderiam participar do projeto 500 Escolas do Sistema S (Senac, Senai, Sesc etc) e 500 do programa Brasil Profissionalizado (200 a serem criadas).

A carga horária complementar seria composta por disciplinas relacionadas ao curso escolhido mais atividades de esporte e cultura.

O Ensino Técnico é restrito no país devido à falta de vagas para todos os interessados. Enquanto 8,3 milhões cursam o ensino médio, apenas 861 mil (10,3%) fazem o profissionalizante. Dos que estão no nível técnico, 60% só começaram depois de terminar oensino médio.

O governo terá um grande desafio pela frente. Atualmente, em média, cada Escola federal oferece 1,2 mil vagas, número que é insuficiente. Em algumas unidades, a concorrência é tão acirrada para alguns cursos como para vestibulares federais.

Os principais obstáculos apontados por especialistas e autoridades são a formação dos docentes e os investimentos necessários para dotar as Escolas com laboratórios, equipamentos e computadores.

Especialista em Educação, a professora Helena Sporleder Côrtes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), destaca a ideia, mas antevê dificuldades de implementação:
– Melhorar a formação do quadro técnico e ampliar o conhecimento humanístico é uma ideia positiva, mas é preciso um estudo de viabilidade. Definir algo por meio de legislação é fácil, mas quem seriam os professores e quais Escolas ofereceriam e onde?

Fernando Becker, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador da área de Educação, faz os mesmos questionamentos sobre a implementação da proposta, mas avalia que, se vingar, ela pode representar uma alternativa a quem tem dificuldade para entrar na universidade.

Além disso, o estudante teria a chance de tomar gosto pelos estudos ao partir, desde o início do ensino médio, para um curso técnico na área que pretende atuar.
– Dois turnos no ensino médio podem representar um aumento da evasão, porque os que trabalham por necessidade teriam de dedicar mais tempo aos estudos. Por outro lado, a proposta garantiria uma profissionalização precoce, que pode ajudar a conquistar emprego. Para evitar a evasão, o governo poderia trabalhar massivamente com bolsas. É plenamente aceitável, e se justifica pela falta de gente com formação – analisa Becker.

Projeto
- MEC quer implantar o ensino médio em tempo integral
- A ideia é que o aluno curse o ensino médio em um turno e faça o curso técnico em outro
- As duas modalidades poderiam ser cursadas na mesma Escola ou em duas instituições
- Além das Escolas técnicas federais, poderiam participar 500 Escolas do Sistema S (Senac, Senai, Sesc etc) e 500 do programa Brasil Profissionalizado (200 a serem criadas)
- O Brasil tem 354 Escolas técnicas federais, com 348 mil matrículas. A meta é inaugurar mais 46 até o fim do ano
- Até o fim do ano que vem, o número dematrículas deve saltar para 600 mil

Como é hoje
- O Ensino Técnico é restrito. Enquanto 8,3 milhões cursam o ensino médio, apenas 861 mil fazem o profissionalizante, o equivalente a 10,3%.

Nos últimos oito anos, no governo Lula, foram investidos R$ 979 milhões na expansão da rede de Ensino Técnico, o que resultou no aumento de 140 para 354 Escolas técnicas.

Quando consegue chegar a essa modalidade de ensino, a maioria dos alunos só faz o curso técnico após concluir o ensino médio.

Do total de 861 mil alunos do Ensino Profissionalizante, 60% só começaram depois de terminar o ensino médio. Nas Escolas particulares, a medida proposta pelo MEC já é aplicada. Os alunos podem fazer oensino médio em um turno e o Técnico em outro, se optarem por essa possibilidade.

Fonte: Zero Hora (RS)/ Texto: Maicon Bocko