Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Primeira biblioteca de livros digitais do Brasil será lançada no próximo dia 7 de dezembro no Centro Brasileiro Britânico

A Callis Editora vai lançar no dia 7 de dezembro o mais ambicioso projeto de livros eletrônicos no Brasil: a Biblioteca Callis de Livros Encantados. Trata-se de uma coleção de 40 obras de autores e desenhistas premiados. Cada livro foi tratado página a página para ganhar movimento, como se fosse um desenho animado, recebeu narração e uma trilha sonora exclusiva composta por Kalau, compositor consagrado de trilhas para teatro, cinema e televisão.

Cada livro, por exemplo, ganhou sugestões de atividades para salas de aula supervisionadas por Fernanda Gimenes, pedagoga formada pela PUC/SP. Em cada página das obras digitais, as palavras mais difíceis encontram explicação por meio de um clique. Há testes para verificar as hipóteses de leitura dos alunos e dados adicionais sobre o autor. Um formato perfeito para computadores, lousa digital e tablet. “Com uma assinatura, o usuário poderá ter acesso à coleção, mais rica do que a versão tradicional”, explica Miriam Gabai, presidente da Callis Editora.

A biblioteca será lançada durante o seminário “Letramento Digital na Escola 3.0”, que vai reunir diretores, professores e demais interessados em educação, no Centro Brasileiro Britânico em São Paulo (Rua Ferreira Araújo, 741 – Pinheiros – São Paulo/SP). As inscrições, pagas, podem ser feitas no site da
Callis.

Estão programadas três palestras: “As tendências do uso da tecnologia educacional via web”, com César Nunes; “Os professores e o desafio da leitura: O que fazer para que nossos alunos leiam mais e melhor”, com Débora Vaz; e “Letramento digital na sala de aula: um mundo a explorar”, com Luiz Chinan. Os inscritos participam, ainda, das oficinas sobre como utilizar a tecnologia em sala de aula.
Fonte: Ass. Imprensa/ Callis Editora

TV UNIMEP recebe Prêmio Comunicador Parceiro da Educação

Em cerimônia realizada na noite do dia 22 de novembro no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o Prof. Fabiano Pereira (na foto, à esquerda), coordenador da TV UNIMEP e diretor de comunicação e marketing da ABTU, foi um dos homenageados pelo Prêmio Comunicador Parceiro da Educação, uma iniciativa do Instituto Votoramtim que, em 2010, premiou 8 comunicadores do Brasil comprometidos com a causa da educação.

Fabiano conquistou o prêmio pelo programa Pensando Educação, que apresenta semanalmente na TV UNIMEP e na rádio Educativa FM de Piracicaba. Nascido em outubro de 2009, o programa tem como premissa promover iniciativas de sucesso no âmbito das escolas de ensino fundamental, médio e ensino técnico, dando ênfase ao que chama de “agenda positiva” da educação local. Segundo Pereira, “a grande mídia já se encarrega de denunicar os sérios problemas da educação no país.

Por isso, o Pensando Educação traz ao conhecimento do público as iniciativas de sucesso de professores, pesquisadores, pais e estudantes da região de Piracicaba, para que sirvam de inspiração e incentivo aos demais atores sociais que participam desse mesmo”. Como premiação, o grupo de 8 comunicadores vencedores, de diversas partes do país e representando segmentos diversos como jornal impresso, portais da internet, rádio e TV, participara nos dias 29 e 30/11, na cidade de São Paulo, de uma série de palestras e workshops com especialistas na área de educação e de visitas a Editora Abril e a fábrica da Votorantim.

Fonte: ABTU
Obs: A coordenadora do Programa Jornal e Educação da ANJ, Cristiane Parente, foi uma das juradas do Prêmio Comunicador parceiro da Educação.

Prêmio Instituto Claro está com inscrições abertas

O Prêmio Novas Formas de Aprender e Empreender está em sua segunda edição e vai selecionar iniciativas transformadoras que usam as tecnologias para inovar na aprendizagem e no desenvolvimento comunitário.

Ao todo, são R$ 150 mil em prêmios para que ideias inovadoras possam ser colocadas em prática ou aprimoradas.

Projeto "Vamos Ler", de Apucarana, comemora 10 anos

O Projeto Cultural Vamos Ler! comemorou seu aniversário de 10 anos com uma Mostra Cultural, no dia 11/11, no Cine Teatro Fênix, em Apucarana. A Mostra contou com apresentações culturais e premiações.

A Escola Municipal Sen. Marcos de Barros Freire e Marilda Duarte Nolli, de Apucarana, apresentaram uma belíssima coreografia envolvendo o jornal, assim como a Escola Municipal Vida Nova, que, através da dança, fez uma homenagem aos professores.

A Escola Diego Henrique Gomes, de Califórnia, apresentou –em voz e violão- duas paródias confeccionadas pelos alunos da quarta série, falando sobre o jornal Tribuna do Norte e o Projeto Vamos Ler!.
O Vamos Ler! não poderia esquecer das empresas parceiras, que tanto colaboram para a execução do Projeto nesses 10 anos. A Tribuna do Norte ofereceu um prêmio de Responsabilidade Social aos patrocinadores: um troféu confeccionado em vidro e madeira reciclados, em formato de escada com 10 degraus, cada um simbolizando um ano de Projeto Vamos Ler!. A obra foi desenvolvida pela designer Márcia Marques Bittencourt.

As professoras também não foram esquecidas. Como homenagem a todas que participam do projeto, 3 delas foram premiadas por seus trabalhos: em terceiro lugar, a professora Maria Stela Santos, da escola Diego Henrique Gomes, de Califórnia, que desenvolve um belíssimo trabalho com todas as partes do jornal, fazendo músicas, teatros, entrevistas e muito mais. A professora recebeu o prêmio da IHARD INFORMÁTICA, representada pela proprietária da loja, Juliane Damin.

O segundo lugar ficou para a professora Sandra Aparecida Honorato, da escola Municipal Presidente Médici, de Apucarana. Sandra desenvolveu um grande trabalho baseado no caderno Saúde, da Tribuna do Norte. O trabalho contou com pesquisas, enquetes e até a limpeza do bairro e plantio de árvores. A professora recebeu o prêmio da KAIROS INFORMÁTICA, representada por Sidnei da Costa Jr.

Finalmente o primeiro lugar ficou para a professora Hosana Margarete Simonette Alves
Pedroso. Ela desenvolveu uma rádio escolar na escola Alcides Ramos. Através da Rádio, os alunos de toda escola ficam sabendo de notícias atualizadas, lidas e selecionadas pelos alunos das quartas séries, que recebem o jornal Tribuna do Norte.
Dessa forma, socializam o jornal e levam informação a toda escola. A professora recebeu o prêmio de José Nidércio Rabassi, proprietário da Rabassi Informática.

Na ocasião, o Vamos Ler! teve seu livro comemorativo lançado. O livro conta um pouco da história de cada escola participante, além do desenvolvimento do Projeto em cada uma delas. A obra conta também com um resumo do Projeto e depoimento do Coordenador Geral do Projeto Vamos Ler! e Presidente do Grupo Tribuna de Comunicação, Baltazar Eustáquio de Oliveira.

A recepção dos convidados e o cerimonial foram auxiliados pela FACNOPAR.
Fonte: Blog Vamos Ler

O Liberal na Escola promove encontro

O programa O Liberal na Escola, do jornal O Liberal, de Belém/PA, promove encontro de educadores no dia 3 de dezembro. A ideia é reunir profissionais que já atuam com o programa ou pretendem atuar para troca de informações, atualização e formação.

O coordenador do programa O Liberal na Escola é o jornalista e escritor Salomão Larêdo.

Relatório De Olho nas Metas 2010 destaca aprendizagem como maior entrave para melhoria da qualidade da Educação no Brasil

Em evento realizado na manhã desta quarta-feira (01/12) em São Paulo, o Todos Pela Educação divulgou o terceiro relatório De Olho nas Metas. A publicação, que tem como intuito acompanhar e cobrar o cumprimento das 5 Metas da Educação, aponta avanços, mas também destaca que crianças e jovens ainda não têm seu direito a uma Educação de qualidade assegurado.

As Metas tratam de acesso, alfabetização até os 8 anos de idade, aprendizado adequado à série, conclusão na idade correta, financiamento e gestão da Educação em todo o País, regiões e unidades da federação.

Leia o Sumário Executivo aqui!

Durante o evento também foram apresentadas as cinco bandeiras norteadoras da atuação para os próximos anos. São elas:

1- Currículo: o País precisa ter um currículo nacional, com as expectativas de aprendizagem dos alunos por série/ciclo;

2- Valorização dos professores: o magistério deve ter uma formação adequada, com foco na aprendizagem dos alunos, além de contar com uma carreira mais atraente;

3- Fortalecimento do papel das avaliações: as provas aplicadas para medir a qualidade da Educação devem orientar as políticas públicas e as práticas pedagógicas. Por isso, é necessário que elas forneçam informações aos professores e aos gestores sobre o que os alunos aprenderam e deixaram de aprender;

4- Responsabilização dos gestores: os gestores brasileiros devem ser apoiados, mas também responsabilizados pelo desempenho dos alunos;

5- Melhora das condições para a aprendizagem: o País deve ampliar a exposição dos alunos à aprendizagem por meio do cumprimento das quatro horas diárias obrigatórias e da ampliação do turno de ensino, com utilização do contraturno para reforço escolar e recuperação;

O evento contou com a presença de porta-vozes do Todos e de especialistas que colaboraram com análises dos dados e do cenário da Educação brasileira.
Veja as matérias sobre o Evento no site do Todos Pela Educação - http://www.todospelaeducacao.org.br/
Veja apresentação:


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vencedores do Prêmio Comunicador Parceiro da Educação participam de oficina em SP

Nos dias 29 e 30 de novembro será realizada, em São Paulo, a Oficina do Prêmio Comunicador Parceiro da Educação. O encontro reunirá os comunicadores vencedores para uma troca de experiências e conhecimentos acerca do tema educação.

A ideia é estimular, por meio desse aprendizado e do contato entre esses profissionais, a produção de matérias e reportagens cada vez mais qualificadas sobre a questão do ensino no país. A capacitação contará com convidados especialistas nos temas Educação e Mídia, bem como uma visita à redação da Editora Abril e à Unidade de Piracicaba da Fibria (empresa do Grupo Votorantim).

Além de contribuir para a formação de comunicadores especializados no tema, o prêmio é também uma forma de valorizar o papel dos comunicadores e das mídias locais na disseminação de informações sobre educação, tendo em vista sua proximidade com os desafios e as oportunidades existentes em cada município.

O Prêmio Comunicador é uma iniciativa do Instituto Votorantim, por meio do projeto Parceria Votorantim pela Educação.

Para conhecer o nome dos oito jornalistas vencedores e acessar as matérias premiadas, clique aqui.

Confira abaixo como será a programação da oficina.

Dia 29/11

• Boas vindas e apresentação dos participantes

• O projeto Parceria Votorantim pela Educação e as ações para a imprensa

• Apresentação da análise de mídia sobre a cobertura da educação na imprensa brasileira – Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI)

• Conversa com Daniela Arbex, da Tribuna de Minas (MG) – “Jornalista Amiga da Criança”

• Apresentação do “Guia de Referência para a Cobertura Jornalística – Educação no Brasil” – ANDI

• Debate com Cristiane Parente, coordenadora do “Programa Jornal e Educação”, da Associação Nacional de Jornais (ANJ)

• Conversa com Fernando Rossetti, um dos fundadores da ONG Associação Cidade Escola Aprendiz e secretário-geral do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)

Dia 30/11

• Visita à Editora Abril

• Visita à Unidade Piracicaba da Fibria (empresa do Grupo Votorantim)

Por equipe Blog Educação