Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Jornada 2010 reúne escolas do Espírito Santo

Cristina Barbiero (camisa cinza) e Letícia Lindberg (blusa branca), do jornal A Gazeta/ES,
entregando premiações a educadoras do Espírito Santo
Professores do Programa A Gazeta na Sala de Aula, do jornal A Gazeta (ES), se reuniram no dia 9 de novembro, no Centro de Convenções de Vila Velha, para participar do evento Jornada 2010. O encontro foi marcado pelas apresentações dos projetos inscritos no Concurso Mídias na Educação, que escolheu, entre os meses de setembro e novembro deste ano, os melhores trabalhos, envolvendo jornal e outras mídias.

O trabalho “O Brasil me deixa com...", da EMEF Antônio Nicchio, de Colatina, foi o vencedor na categoria atividade. Já a escola de EMPEIEF Fazenda Franz Schneider, de Santa Maria de Jetibá, que apresentou o trabalho “Lar doce lar: quanto vale a sua história?”, venceu como melhor projeto. “Agradeço ao programa por nos dar a oportunidade de apresentar nosso trabalho e mostrar a cultura pomerana”, afirma a professora de Santa Maria de Jetibá, Brunelle Gaiba Jastrow.

Todos os trabalhos que participaram da última etapa do concurso foram apresentados durante a Jornada.

Fonte: A Gazeta na Sala de Aula/ES

Uso responsável da internet


Vídeo da campanha da Safernet e do Ministério Público para promoção do uso seguro, responsável e ético da internet no Brasil. O filme está sendo veiculado pelas principais emissoras de televisão do Brasil e faz parte da estratégia de mobilização e sensibilização da sociedade para garantir e defender os direitos humanos também na internet. Assista, divulgue, comente, participe! O futuro da internet depende do que fazemos com ela.

Seminário encerra atividades 2010 do A Tarde Educação

Para encerrar as atividades de 2010 do programa A Tarde Educação, o jornal A Tarde, realiza no dia 03 de dezembro às 14h, o Seminário Construção e Difusão do Conhecimento em Ambiente Virtuais no auditório da FIEB. Este ano o evento contará com a participação dos palestrantes Fredric Michael Litto, presidente da Associação Brasileira de Ensino a Distância, Adriano Miranda, pró-reitor na UNIFACS e Simone Branco, diretora de Educação à Distância da UNIJORGE.

Com o objetivo de trazer as diversas possibilidades de fazer educação em ambientes virtuais, o encontro será mais uma oportunidade para os interessados em discutir como o conhecimento nasce e circula nas plataformas virtuais.

O evento é gratuito e visa o público de educadores vinculados as escolas do Programa A Tarde Educação.

Inscrições:
http://educacao.atarde.com.br no Link Cadastro Professor, ou pelos telefones: (071) 3340-8599/ 3340-8782 / 3340-8563
Fonte: A Tarde Educação

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O Liberal na Escola completa 15 anos e promove seminário no dia 26/11

No dia 26 de novembro o programa O Liberal na Escola, do jornal O Liberal (PA) promoverá seminário sobre educação, cultura, jornal e cidadania, em comemoração aos 15 anos do projeto, cujo lançamentro foi em 16 de fevereiro de 1995. A coordenação do projeto é de Salomão Laredo.

Mais notícias sobre o evento e o programa podem ser obtidas no blog: oliberalnaescola.blogspot.com

Programa Vamor Ler do jornal Tribuna do Norte completa 10 anos

Programa Vamor Ler do jornal Tribuna do Norte, de Apucarana (PR), completa 10 anos. Para comemorar a data foi realizada no dia 11/11 uma Mostra relativa aos 10 anos do projeto.
Na ocasião houve apresentações das escolas municipais, premiação dos três melhores trabalhos desenvolvidos com jornal e lançamento do Livro do Projeto Vamos Ler!


Programa Jornal, Escola e Comunidade, da Tribuna, de Santos(SP) recebe inscrições

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Textos do III Congresso Ibero-Americano de Compreensão leitora já podem ser acessados na web

Já encontram-se no site http://leituras.literaturas.pro.br os textos na íntegra apresentados no III Congresso Ibero-Americano de Compreensão Leitora - COMLEI, em duas listagens: por título do trabalho e por autor, ambas em ordem alfabética.
O III COMLEI aconteceu em outubro, em Brasília.