Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Uso responsável da internet


Vídeo da campanha da Safernet e do Ministério Público para promoção do uso seguro, responsável e ético da internet no Brasil. O filme está sendo veiculado pelas principais emissoras de televisão do Brasil e faz parte da estratégia de mobilização e sensibilização da sociedade para garantir e defender os direitos humanos também na internet. Assista, divulgue, comente, participe! O futuro da internet depende do que fazemos com ela.

Seminário encerra atividades 2010 do A Tarde Educação

Para encerrar as atividades de 2010 do programa A Tarde Educação, o jornal A Tarde, realiza no dia 03 de dezembro às 14h, o Seminário Construção e Difusão do Conhecimento em Ambiente Virtuais no auditório da FIEB. Este ano o evento contará com a participação dos palestrantes Fredric Michael Litto, presidente da Associação Brasileira de Ensino a Distância, Adriano Miranda, pró-reitor na UNIFACS e Simone Branco, diretora de Educação à Distância da UNIJORGE.

Com o objetivo de trazer as diversas possibilidades de fazer educação em ambientes virtuais, o encontro será mais uma oportunidade para os interessados em discutir como o conhecimento nasce e circula nas plataformas virtuais.

O evento é gratuito e visa o público de educadores vinculados as escolas do Programa A Tarde Educação.

Inscrições:
http://educacao.atarde.com.br no Link Cadastro Professor, ou pelos telefones: (071) 3340-8599/ 3340-8782 / 3340-8563
Fonte: A Tarde Educação

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O Liberal na Escola completa 15 anos e promove seminário no dia 26/11

No dia 26 de novembro o programa O Liberal na Escola, do jornal O Liberal (PA) promoverá seminário sobre educação, cultura, jornal e cidadania, em comemoração aos 15 anos do projeto, cujo lançamentro foi em 16 de fevereiro de 1995. A coordenação do projeto é de Salomão Laredo.

Mais notícias sobre o evento e o programa podem ser obtidas no blog: oliberalnaescola.blogspot.com

Programa Vamor Ler do jornal Tribuna do Norte completa 10 anos

Programa Vamor Ler do jornal Tribuna do Norte, de Apucarana (PR), completa 10 anos. Para comemorar a data foi realizada no dia 11/11 uma Mostra relativa aos 10 anos do projeto.
Na ocasião houve apresentações das escolas municipais, premiação dos três melhores trabalhos desenvolvidos com jornal e lançamento do Livro do Projeto Vamos Ler!


Programa Jornal, Escola e Comunidade, da Tribuna, de Santos(SP) recebe inscrições

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Textos do III Congresso Ibero-Americano de Compreensão leitora já podem ser acessados na web

Já encontram-se no site http://leituras.literaturas.pro.br os textos na íntegra apresentados no III Congresso Ibero-Americano de Compreensão Leitora - COMLEI, em duas listagens: por título do trabalho e por autor, ambas em ordem alfabética.
O III COMLEI aconteceu em outubro, em Brasília.

Inscrições para o Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade são prorrogadas até 15 de dezembro

As inscrições para o Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade: refletir, agir e preservar!, lançado por Edições SM no Ano Internacional da Biodiversidade, foram prorrogadas até o dia 15 de dezembro. A iniciativa permite que professores com agendas comprometidas nesta fase final do ano letivo tenham a oportunidade de enviar seus projetos no prazo e concorrer à divulgação de seu trabalho nas escolas públicas e privadas do país, a uma viagem para conhecer projetos de preservação da biodiversidade no Brasil e um kit com livros e DVDs relacionados ao tema.

O concurso tem como objetivo incentivar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade que contribuam com o desenvolvimento do senso crítico e o compromisso socioambiental dos alunos, a fim de potencializar o papel da escola como espaço de conscientização e mobilização social.

Professores de todo o país podem participar com projetos. Basta que as iniciativas de conscientização envolvam grupos de dois a três professores, em que estejam representadas pelo menos duas disciplinas diferentes. Os três níveis de ensino e as redes pública e particular são contemplados separadamente, totalizando seis categorias, sendo três para escolas públicas e três para as privadas: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Os trabalhos devem ser desenvolvidos dentro dos seguintes temas: Mudanças climáticas, Água e Biomas.

Essa iniciativa faz parte de um projeto maior, a Campanha da Biodiversidade, uma ação que visa a reunir e disponibilizar recursos para contribuir com o trabalho de sensibilizar crianças e jovens sobre os problemas ambientais. Foi inspirada na declaração de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para Edições SM, a atenção voltada ao tema representa uma oportunidade de promover uma reflexão mais ampla a respeito da importância vital da biodiversidade para o bem-estar e para a sobrevivência da espécie humana – e a escola é um espaço essencial para a formação da consciência ambiental.

A campanha mantém conteúdo sobre o tema no site
www.campanhadabiodiversidade.com.br. Nele, os professores encontram sugestões de atividades para diferentes disciplinas e níveis de ensino, assim como indicação de recursos complementares: sites, blogues, vídeos e outros materiais para enriquecer o debate. Profissionais da educação também podem contribuir com informações, conteúdos e links, intensificando a troca de experiências através do site.
Fonte: Assessoria de Imprensa